O município de Perdizes está situado no Triângulo Mineiro, possui 2.457,60 km² de extensão territorial e uma população, de mais de 16.000 (12/2011-estimativa) habitantes. A base econômica do município é a pecuária e a agricultura. A sede do município é servida por rodovias asfaltadas e possui boa infra-estrutura urbana, com traçado regular e vias asfaltadas. Seus principais bairros são: 1 - Centro; 2 - Alvorada I; 3 - Alvorada II; 4 - Divineia; 5 - Cruzeiro; 6 - Ferreirinha; 7 - Novo Horizonte; 8 - Morada Nova; 9 - Jardim Esperança I; 10 - Jardim Esperança II; 11 - Parque das Flores; 12 - Residencial Jardim Madalena; 13 - Bairro Zezinho Coelho 14 - Distrito Industrial; 15 - Condomínio Chácaras Lago Azul (às margens Represa de Nova Ponte)
História
Nos primeiros anos do século passado, Francisco Pereira Xavier, abastado proprietário local, deliberou doar, para patrimônio de uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição, algumas terras que lhe pertenciam. A capela foi edificada e começou a crescer ao seu redor um pequeno núcleo populacional que de início era conhecido por Nossa Senhora da Conceição. O povoado passou a distrito pela Lei provincial número 2 594, de 3 de janeiro de 1880, confirmada pela Lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, integrado o município de Araxá. Em 1920, em publicação do Serviço Nacional de Recenseamento, o distrito aparece com o nome de Conceição do Araxá. A Lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, elevou o distrito à categoria de município com o nome atual de Perdizes. O nome, segundo tradição oral, teria sido sugestão do então Governador Benedito Valadares (que governou Minas Gerais entre 1933 e 1945) em referência à ave de mesmo nome, abundante na região e cuja caça, naquela época, era permitida.
Criado a partir do desmembramento territorial do município de Araxá em 1938, o município de Perdizes, de acordo com a previsão das Constituições Federal e Estadual, possui Poder Executivo, representado pelo Prefeito Municipal; Poder Legislativo, representado por 9 (nove) vereadores. Perdizes é sede de Comarca com o mesmo nome, instalada no ano de 1989 e classificada como de entrância inicial, com jurisdição também sobre o município de Pedrinópolis/MG.
Perdizes é sede da 291ª Zona Eleitoral (14.070 eleitores), com jurisdição sobre o município sede e sobre o município de Pedrinópolis/MG. |