Outubro Rosa: UBS’s intensificam e realizam ações de prevenção ao câncer, em Perdizes
Outubro é um mês dedicado à conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e também de colo de útero, pelo movimento conhecido internacionalmente como Outubro Rosa.

A fim de conscientizar as mulheres sobre a necessidade da realização de exames preventivos ao câncer de mama e colo uterino, as Unidades Básicas de Saúde de Perdizes, Zona Urbana e Rural, realizaram diversas ações.

Durante todo o mês, os profissionais das Unidades conversaram com as usuárias dos serviços sobre a importância do auto-exame das mamas para a detecção de nódulos, da realização do preventivo e de exames complementares como a mamografia e ultrassom.

Segundo uma das enfermeiras responsáveis pelas atividades, Marina de Sousa Fonseca quanto antes as mulheres realizarem os exames, mais chances há de detectarem precocemente a doença e de tratá-la. “É importante que as mulheres façam o auto-exame corretamente e realizem o preventivo com frequência, para a detecção precoce e prevenção do câncer. Hoje, tem aumentado muito os casos da doença e quando detectado no início, as chances de cura são maiores”, disse a enfermeira Marina.

Durante todo o mês de outubro a campanha foi divulgada pela cidade e os exames de prevenção realizados nas UBS’s, inclusive aos sábados, para melhor atender às necessidades de horário das mulheres. Segundo a Secretaria de Saúde a meta desejada foi atingida, já que durante três sábados, foram realizados mais de 300 exames, somente neste mês de outubro, lembrando que é um serviço rotineiro prestado pela Secretaria, em todas as UBS’s, às quintas feiras.

O secretário de Saúde Dr. Clésio Afonso Borges, lembra e reforça que a captação do público feminino para a realização de exames é realizada durante todo o ano. “Como é um trabalho contínuo, em outubro, o foco é a conscientização”, destaca o Secretário.

“As mulheres que se interessarem podem procurar as UBS’s da cidade e ou da Zona Rural, às quintas-feiras, com a finalidade de colher o material para o exame de “Papanicolau”. Reforçou a enfermeira Marina, mais uma vez ,sobre a importância de se fazer os exames preventivos.
01/11/2017 - ASCOM