Conferência Municipal de Educação
O Fórum Estadual Permanente de Educação, do Estado de Minas Gerais, realizará a Conferência Estadual de Educação de Minas Gerias em março de 2018, em preparação para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) e da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE).

Em função destas conferências, a Conferência Estadual de Educação institui que todos os municípios mineiros realizassem suas Conferências Municipais até o dia 17 de novembro do corrente ano.

Atendendo a este chamamento, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as Escolas Estaduais e com o apoio da Superintendência Regional de Ensino, realizou no último dia 14 de novembro a Conferência Municipal de Educação de Perdizes.

Esta, de caráter mobilizador e deliberativo, fez um momento específico de estudo e discussões sobre a construção de um Sistema Integrado de Educação Pública para o estado de Minas Gerais, além de oportunizar o monitoramento dos Planos Nacional e Municipal de Educação, realizando também a eleição de 5(cinco) delegados que representarão Perdizes em etapas posteriores, em Uberlândia, Belo Horizonte e Brasília.

O evento contou com a participação de mais de quatrocentos profissionais da educação envolvendo as Redes Municipal e Estadual de Ensino, com a presença do Prefeito Vinícius de Figueiredo Barreto, da Superintendente de Ensino, Sra. Luzia Fátima Santos de Paiva, Secretários Municipais Milton Rosa Reis, José Renato de Àvila, Reginaldo Antônio Fraga e José Antônio Narciso da Fonseca.

Com uma pauta bastante dinâmica, a Conferência propôs momentos ricos de reflexão com as palestras do Professor Marlúcio Anselmo Alves, diretor de ensino do IFTM- Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Patrocínio, e da Profa. Rita de Cássia Costa Maia, técnica da Superintendência Regional de Ensino, que juntos, fizeram uma análise dos avanços e retrocessos da educação nos últimos anos, bem como da responsabilidade que o momento político nacional impõe aos educadores com relação à criação de um Sistema Único de Educação para o Estado de Minas Gerais.

Na oportunidade, foram eleitos os seguintes delegados: Alba Valéria de Almeida Dornelas e Elaine Cristina da Silva Gonçalves que representarão pais e gestores. No segmento da Educação Básica, Suleiva Cristina Carrilho; representando o segmento dos estudantes universitários, Márcia Schiara; representando a educação profissionalizante, Andréa Viegas da Silva Reis e representando o segmento dos movimentos sociais.

Mais uma vez os profissionais da educação de Perdizes, cumpriram seu dever de cidadania, estudando as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, monitorando o cumprimento do Plano Municipal de Educação e propondo mudanças supressivas ou aditivas ao Documento Referência da CONAE 2018.

A todos os participantes fica registrado o reconhecimento por mais um trabalho realizado com muita consciência e responsabilidade.
20/11/2017 - ASCOM