Formatura do PROERD 2017
Na noite de sexta-feira (01), na cidade de Perdizes, foi realizada a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O programa consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade porque representa, para o usuário, um comprometimento do futuro e da qualidade de suas relações sociais, com maior propensão ao envolvimento em crimes, violência e ingresso num ciclo decadência de valores. O público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem os muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea.

A principal estratégia contra esses males é a prevenção por meio do diálogo com as pessoas, ainda durante sua infância e adolescência, fases de suas vidas em que se encontram mais naturalmente aptas a receber orientações e assimilar valores. Investir com o PROERD é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações ante sociais.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na auto condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o PROERD também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Compareceram à solenidade diversas autoridades do município, como o Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Vinícius Barreto, Dr. Cláudio Brasileiro, MM. Juiz de Direito da Comarca, o Sr. Rogério, Diretor do Presídio, os Secretários Municipais Nádia Cássia Menezes de Oliveira e Danielle Borges, a vereadora Claudia Barreto e Lucimar Cunha o Presidente do CONSEP Dr. Adenilton de Oliveira Sousa, a Conselheira Tutelar Sra. Creone, diretores e professores das escolas, além de outros convidados. O evento contou com cerca de quatrocentos alunos do PROERD, do 5° e do 7° anos das escolas municipais e estaduais da cidade. Os alunos que se destacaram com as melhores redações foram premiados com troféus, medalhas, kit de material escolar, caixinhas de músicas, um curso de informática e uma bicicleta. O carinho das crianças pelo instrutor PROERD era visível durante a formatura, o Cabo PM Tharley conviveu com as crianças durante 04 meses, onde os orientou e ensinou como ficar longe das drogas.

“Gostaria de parabenizar a Polícia Militar de Perdizes e o Tenente Walmir Maurício Dias pela formatura de mais uma turma do PROERD que a prefeitura tem orgulho em apoiar juntamente com os parceiros: Polícia Militar, Poder Judiciário e o Comércio Local. “O PROERD é hoje um programa realmente indispensável para os jovens de Perdizes, a Prefeitura Municipal estará sempre de portas abertas para este tipo de projetos se a polícia puder estender o mesmo para um maior número de alunos a prefeitura com certeza será grande parceira. Agradeço também a parceria da Secretaria Municipal de Educação e também das escolas que abriram suas portas para o instrutor PROERD, o Cabo PM Tharley, agradeço ao apoio do Dr. Claudio Henrique Cardoso Brasileiro, Juiz de Direito da Comarca de Perdizes pelo apoio a projetos como este, em conversa com o mesmo ele me disse que após a implantação do programa no município o índice de jovens envolvidos com as drogas caiu muito. Este projeto é só o começo para acabarmos de uma vez por todas com esse mal que antes atingia somente os grandes centros, o programa é só o começo para dar abertura para as famílias abordarem também dentro de casa com seus filhos, fazendo também sua parte”. Comentou o Prefeito Vinícius Barreto durante seu discurso na formatura PROERD 2017.

Após encerrada a solenidade foi aberta aos alunos sessão de fotos com o Mascote do PROERD D.A.R.E. e com o PM Amigo Legal.
09/12/2017 - ASCOM