Ministério de Educação e Cultura dá início ao Programa de Formação Continuada
Mais uma vez o Ministério de Educação e Cultura dá início ao Programa de Formação Continuada para professores dos anos iniciais da alfabetização, e uma novidade: serão formadas também as professoras de Educação Infantil.

São ações do PNAIC - Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. Esta formação continuada de professores alfabetizadores tem promovido significativas mudanças na aprendizagem das crianças e impactado positivamente no desenvolvimento profissional do docente, proporcionando-lhe mais segurança, criatividade e autonomia.

O MEC propõe que a formação continuada do PNAIC em 2017 seja realizada em serviço, orientada para o diagnóstico de cada sala de aula e para garantir ao professor segurança e autonomia na utilização de amplo repertório de práticas didático-pedagógicas no campo da alfabetização e do letramento, permitindo-lhe intervir claramente para ajudar a criança a superar obstáculos e a progredir no seu desenvolvimento”.

A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.

A formação acontecerá até o mês de maio de 2018 perfazendo uma carga horária de cem horas de estudo.

A abertura de mais este ciclo de formação teve início neste último dia 29-11-17, e contou com a participação de 140 professores entre elas, as professoras da Educação Infantil, suas coordenadoras pedagógicas e diretoras, as professoras, coordenadoras pedagógicas e diretores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

A Secretária Municipal de Educação, Nádia Cássia disse em seu pronunciamento que “espero e acredito que este ciclo de formação venha enriquecer de conhecimentos as professoras, sobretudo as da Educação Infantil, que pela primeira vez no Brasil ,vão poder contar com um programa de formação direcionado pelo Ministério da Educação, e que continua acreditando que só conseguiremos de fato, a melhoria da qualidade do ensino, na medida em que nos preocuparmos e darmos o melhor de nós no sentido de abrirmos para a aprendizagem, pois nossa profissão exige aprendizado constante”.
09/12/2017 - ASCOM