Vigilância em Saúde realiza Blitz Educativa.
Foi realizada no último dia 12 em Perdizes, uma blitz educativa contra a dengue, sob orientação do setor de controle de endemias do município com o intuito de sensibilizar a população a combater os focos do mosquito Aedes aegypti.

A blitz aconteceu no centro da cidade, em frente à prefeitura, onde foram expostos panfletos educativos. Durante a ação foram entregues materiais de orientação e conscientização aos pedestres, como também às pessoas que estavam com automóveis e motocicletas que passavam pelo local.

De acordo com a coordenadora do setor Fernanda Cardoso, a blitz educativa fez parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde de combate ao Mosquito da Dengue. O intuito é demonstrar à população que apenas alguns minutos por semana são suficientes para evitar a dengue.

Por que uma vez por semana?

O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Segundo Fernanda, dias quentes e chuvosos são muito favoráveis à proliferação do mosquito da dengue. Para evitar uma possível epidemia neste verão, cada pessoa precisa fazer a sua parte, promovendo uma blitz constante dentro e fora de casa. Lembrando também que a maioria dos casos de dengue acontecem entre os meses de janeiro a março pelo clima favorável ao mosquito; daí a importância de se ter atenção redobrada neste período.

Dentre as ações da Secretaria Municipal de Saúde são realizados ciclos de visitas durante o ano em todos os imóveis. O Secretário de Saúde Dr. Clésio Afonso Borges acompanhou de perto os trabalhos que aconteceram durante toda manhã.
16/01/2018 - ASCOM