CRAS encerra Curso de Planejamento de Cardápio com receitas preparadas pelos participantes.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência a Assistência Social), teve resultados positivos após o curso de Planejamento de Cardápios, realizado em parceria com o SENAR Minas. Durante o curso os participantes aprenderam cuidados higiênicos e receitas saudáveis, além de como aproveitar melhor os alimentos. A capacitação teve duração de 02 semanas, período de 26/03 a 06/04/2018, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Perdizes.

Uma das propostas do curso é conscientizar os participantes a buscarem mais economia no processamento de diversos tipos de alimentos. O consumo de óleo e sal, por exemplo, aprenderam como diminuir bastante e as verduras provenientes da agricultura familiar são mais bem aproveitadas, conforme a instrutora ensinou. Além dos benefícios para uma alimentação mais saudável os participantes aprenderam sobre segurança, sobre se prevenir de possíveis acidentes na cozinha.

“O principal objetivo deste curso foi orientar os participantes sobre as formas corretas de preparo dos alimentos com a finalidade de preencher as deficiências de uma alimentação inadequada, garantindo com isso diminuição de desperdícios, redução de custos e melhor qualidade de vida”. Comentou a Secretária de Assistência Social Danielle Borges que participou do encerramento do curso que aconteceu na sede do CRAS e teve a oportunidade de experimentar as receitas preparadas pelos alunos.

A coordenadora do CRAS Janei Honorato falou da importância de oferecer cursos como este para a população, pois o mesmo oferece também aos alunos noções de empregabilidade. A coordenadora de cursos Jucélia Magalhães citou também que por meio do curso, os participantes conseguem resgatar a autoestima, mostrando que é possível e importante que valorizem o que têm no quintal de casa, como legumes, hortaliças e frutas.

Durante o encerramento do curso os participantes elaboraram receitas, fizeram um delicioso almoço e sobremesas e mostraram o que aprenderam.
11/04/2018 - ASCOM