Educação dá início ao Projeto Baú Literário 2018.
A arte de contar histórias é uma prática muito antiga. Desde o início dos tempos, o conhecimento era transmitido de forma oral pelos homens com o intuito de informar. Sentar em volta de uma fogueira, ao redor de uma mesa, vinha sempre acompanhado de uma história, seja ela de fado (destino), de acontecimentos verídicos, de encantamento. No entanto, com a vinda de novas tecnologias, esta prática ficou adormecida, visto que homem desaprendeu a ouvir, a degustar as palavras, a retirar delas os seus mais variados significados.

Os tempos e os costumes mudaram. Os homens não mais se reúnem para obter conhecimento nem troca de experiências, mas se utilizam, agora, da escola. As histórias saídas da boca do velho contador foram para dentro dos livros e muitas delas foram classificadas como literatura infantil. Dentro dessa perspectiva, por causa do envolvimento e do poder de encantamento que possui, essa modalidade de literatura foi incorporada ao quotidiano escolar com o objetivo máximo de ser um facilitador à alfabetização. Trabalhar o lúdico, o universo maravilhoso e encantado dos contos de fada, das lendas, dos mitos e da cultura popular, passou a ser um elemento motivador para despertar o interesse pela leitura, mas, principalmente, para estimular a produção textual.

Pensando nisso e em como incentivar os alunos à prática da leitura, surgiu o Projeto Baú Literário que há 11 anos faz parte da rotina escolar no município de Perdizes. Desde o ano passado o Projeto foi totalmente voltado para a Educação Infantil, sendo assim todos os CMEI’S receberam na segunda- feira (16) o Baú Literário. Em clima de festa e animação os baús chegaram aos CMEIS através de personagens dos livros infantis e de várias atividades propostas que deixou o dia da chagada marcado para as crianças.

O Projeto tem duração de 05 meses e conta também com a participação da família que recebe o Baú em casa com várias atividades. “Além de promover e dinamizar a leitura, os baús e seus livros têm como proposta ser uma atividade de múltiplas leituras e linguagens possibilitando que o participante, ou seja, o aluno se constitua enquanto leitor que pensa, reflete, opina, registra, cria e se transforma. Por isso, as atividades postas em prática estimulam e desenvolvem na criança o prazer de ler de forma a possibilitar o contato com um universo mágico, ao mesmo tempo em que desenvolve uma compreensão mais crítica da realidade”. Disse a Secretária Nádia Cássia sobre o projeto Baú Literária que conta com total apoio da administração municipal através da secretaria de educação.
21/04/2018 - ASCOM