Semana do Índio é comemorada pelos Museus Municipais de Perdizes
No dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio no Brasil, data instituída em 2 de junho de 1943, durante o governo Getúlio Vargas.

“A definição da data foi uma consequência da realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 19401. Durante o evento, que contou com a participação de diversas autoridades indigenistas, foi proposto aos países da América que se criasse um dia para celebrar esse povo e fazer da causa indígena um ponto de reflexão para toda sociedade”.

“Atualmente, estima-se a existência de mais de 200 povos indígenas no Brasil. Em sua grande maioria, pertencem a cinco grandes e diferentes complexos linguísticos culturais: Tupi, Jê, Aruak, Pano e Karibe.

As terras ocupadas pelos índios correspondem a menos de 12% de todo o território brasileiro, essencialmente na região norte do país2. Estão concentrados principalmente na Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará).

Além de ser um grande tema de discussão política e social, a cultura indígena é celebrada por diversos meios culturais”.

O Museu de Arqueologia “Profa. Dra. Márcia Angelina Alves” possui um rico acervo sobre o tema. E Esse ano, como nos outros, em parceria com o Museu Histórico de Perdizes “Ubaldino Alvarenga de Resende”, comemorou a Semana do Índio, com uma programação que contou com visitas guiadas de alunos das Escolas Municipais “Olinda Maria da Cunha” e “Lúcio dos Santos”.
26/04/2018 - ASCOM