Profissionais da Educação participam do Dia “D” da Base Nacional Comum Curricular
Em meados do mês de abril próximo passado, a Secretaria Municipal de Educação, foi conclamada a organizar junto aos profissionais da Rede Municipal de Educação o DIA “D” da Base Nacional Comum Curricular.

Esta foi a primeira oportunidade para que todos os professores de todas as redes de ensino de Minas Gerais tivessem conhecimento da estrutura da Base Nacional Comum Curricular, e de poder opinar na redação da primeira versão do novo currículo de Minas Gerais.

As orientações para a realização das atividades deste dia foram encaminhadas pela Secretaria de Estado da Educação, juntamente com a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).

As discussões se deram a partir de reflexões sobre a educação dos estudantes, sua formação integral como sujeito de direito e seu papel em nossas cidades nos próximos anos, e o que é preciso mudar nas diretrizes de ensino para chegar nesse futuro.

Outro tema abordado foi a diversidade nas relações étnico raciais, necessidades especiais, diversidade de gênero, orientações sexuais, identidade social e religiosa, como combater o bullyng, e como a história e a cultura da região poderia influenciar o currículo.

Um condensado das reflexões e discussões de cada escola foi enviado à Secretaria de Estado da Educação, que fará uma análise das discussões em todo o Estado de Minas Gerais e a partir delas será elaborada até 31/06 do corrente ano a versão Preliminar do novo currículo mineiro.

Até 30/07, deverá ser aberta a consulta pública ao documento e serão realizados eventos com representantes locais para debater a base.

A elaboração da versão final deverá acontecer até 30/11, e no máximo até 31/01/19 será distribuído o novo currículo mineiro a todas as escolas públicas municipais e estaduais de Minas Gerais.

Mais uma vez a equipe da rede municipal de educação de Perdizes demonstrou seu envolvimento e sua responsabilidade com a educação, somando a tantos outros educadores mineiros na discussão do que deverá ser ensinado aos alunos para que de fato estejam certos de estar formando cidadãos de bem e capazes de efetivar as transformações sociais necessárias para uma sociedade mais justa e fraterna.
11/05/2018 - ASCOM