Ações da Educação
Encontro de Formação para Monitoramento do Plano Municipal de Educação conta com a participação da Equipe da Secretaria Municipal de Perdizes.

Perdizes conta com um Plano Decenal de Educação que nada mais é que o planejamento da educação para o período de dez anos, contendo em seu corpo metas, estratégias e objetivos a curto, médio e longo prazo que devem ser monitoradas para alcançar seus resultados e impulsionar a sua concretização, através da mobilização da sociedade ao longo dos seus dez anos de vigência.

Iniciando mais um ciclo de trabalho de Monitoramento do Plano, foi realizado no dia 02 de maio na cidade de Patrocínio o 1° Encontro de Formação do ano de 2018. O encontro contou com a participação da Secretária de Educação Nádia Cássia Menezes de Oliveira acompanhada pela Equipe Técnica, onde foram orientadas para o prosseguimento do trabalho que será desenvolvido ao longo do ano.

A Avaliadora Educacional Sueli Aparecida Fonseca Ramos dirigiu os trabalhos fazendo um balanço sobre a situação de cada município e ressaltando a importância do comprometimento dos dirigentes para a efetiva realização das metas, com ênfase naquelas que tratam da universalização da Educação Infantil.

Em um momento nacional de crise financeira, muitos são os obstáculos a serem transpostos para que os planos tenham o resultado esperado, o que evidencia a necessidade da política de continuidade dos trabalhos e uma postura séria de dedicação, como tem acontecido em Perdizes.

Undime realiza Seminário Estadual da Educação com presença de Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos das Secretarias de todo Estado de Minas Gerais

A Undime Minas Gerais promoveu nos dias 24 e 25 de abril mais uma edição do Seminário Estadual da seccional e superou a expectativa de público, reunindo mais de 750 participantes, entre dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias. O evento foi realizado na capital Belo Horizonte com um formato diferenciado: palestras, no auditório, voltada para os dirigentes e oficinas temáticas destinadas aos técnicos.

Foram ao todo 16 oficinas abordando diferentes temas com opções de escolha a serem feitas no ato do credenciamento, possibilitando aos participantes atualização sobre temas como: Programa Gestão para Educação Municipal (GEM); Plano Decenal Municipal de Educação; realidade financeira municipal (carreira, remuneração e Fundeb); Base Nacional Comum Curricular; educação inclusiva: experiências exitosas; Conviva Educação; Plano de Ações Articulação (PAR); Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e prestação de contas dos programas do MEC.

A Secretária Municipal de Educação Nádia Cássia Menezes de Oliveira compareceu mais uma vez no Seminário, acompanhada por sua equipe composta por profissionais da Equipe Pedagógica e Financeira o que oportunizou a presença de um representante do município em todas as oficinas realizadas no Seminário, trazendo para o munícipio esclarecimentos e informações que irão amparar as ações a serem desenvolvidas ao longo do ano.

Municípios adequam Planos de Carreira e Remuneração de acordo com premissas do Plano Nacional de Educação

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, ficou estabelecido, em sua meta 18, que os entes federativos devem: “Assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os(as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos(as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal” (BRASIL, 2014).

Nesse sentido, têm sido realizados encontros, com a presença da Secretária de Educação, Sra. Nádia Cássia Menezes de Oliveira e equipe, que direcionam o processo de adequação dos Planos para que sejam consolidadas informações sobre o quantitativo de profissionais da rede de ensino, a posição em que se encontram na carreira, os custos com pagamento de pessoal, o número de matrículas e de turmas, considerando a oferta parcial ou integral e as receitas disponíveis para investimentos em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE. Esses dados possibilitam que sejam realizadas análises que contribuam para a elaboração/adequação de planos de carreira que atendam a preceitos legais, propiciem efetiva valorização profissional e sejam financeiramente viáveis.

O último encontro aconteceu no dia 03 de maio, e foi realizado no Auditório da SRE na cidade de Uberaba com a coordenação da Avaliadora Educacional Maria Inez Barroso Simões.
15/05/2018 - ASCOM