Secretaria de Saúde entrega Lupa-microscópio para Análise de larvas do mosquito transmissor da Dengue para Vigilância em Saúde.
O Secretário de Saúde Dr. Clésio, entregou esta semana Lupa-microscópio para Análise de larvas do mosquito transmissor da Dengue para a Coordenadora da Vigilância em Saúde Fernanda Cardoso e Coordenador de Controle de Endemias Antônio Donizete “Zetinho”.

Nas visitas aos imóveis, os agentes de combate a endemias buscam identificar criadouros do mosquito, eliminá-los e coletar as amostras das larvas encontradas, trabalho que vai resultar no Índice de Infestação Predial do mosquito após a análise laboratorial das amostras, a lupa só vem facilitar este trabalho que é tão minucioso.

O coordenador de Controle de Endemias Antônio Donizete de Araújo “Zetinho”, explica o trabalho de identificação. “Cada agente coleta no máximo dez exemplares por amostra, em cada criadouro encontrado nas residências ou estabelecimentos comerciais visitados. As larvas são coletadas e acondicionadas com álcool 70% nos chamados tubitos. Cada tubito é entregue na Vigilância em Saúde, onde é feita a análise laboratorial pelo coordenador. Cada larva é analisada na lupa (microscópio-entereoscópico) para a identificação das espécies coletadas”. Zetinho explica ainda que cada espécie tem suas características diagnósticas.

A nova lupa tornará este trabalho de identificação com resultados mais exatos, facilitando assim o trabalho dos agentes.

“A lupa atende uma gama ampla de utilização. Permite a visualização de diversas amostras em três dimensões e foi adquirida com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde”. Disse o Secretário Dr. Clésio Afonso Borges que juntamente com sua equipe não tem medido esforços para que a saúde do município atenda com qualidade a população.
21/06/2018 - ASCOM