Após restauração, Igreja Nossa Senhora da Conceição é reinaugurada em Perdizes.
Após oito meses, as obras de restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em Perdizes, foram concluídas. A reinauguração foi realizada na noite deste domingo (19), com uma missa celebrada pelo Bispo da Mitra Diocesana de Patos de Minas Dom Claudio Nori Sturm, e concelebrada pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Padre Ivan José Ribeiro e Padre Benedito.

Estiveram presentes o Prefeito Vinícius Barreto, os vereadores: Lucas Alvarenga e Lucimar Cunha, os secretários municipais: Kleber Cardoso, Antônio Valderico, Tadeu Coutinho, Nádia Cássia, Milton Reis, Vitor Barreto, Dr. Clésio Borges, Danielle Borges e a Chefe do Setor de Cultura e Turismo Lindamar de Lourdes Alvarenga Magalhães, que junto ao Conselho de Cultura, trabalhou pela restauração da igreja.

O local passou por um processo de restauração completo e as principais mudanças foram remoção e substituição completa do forro e da fiação elétrica. Os altares foram restaurados, e toda a estrutura recebeu tratamento anti-cupim. A pintura acima do presbitério foi restaurada e também o piso do corpo da Igreja. Foram colocados pontos de luz e um belíssimo lustre. A pintura de todo prédio, inclusive do telhado foi refeita. E ainda a consolidação estrutural do mezanino, que, inclusive estava interditado.

Esta obra foi realizada através de recursos que a prefeitura recebe anualmente, através de um trabalho que é feito pelo Setor de Cultura e Turismo para preservação do patrimônio cultural. Recurso esse chamado ICMS Cultural, onde pelo menos cinquenta por cento, deve ser obrigatoriamente aplicado na preservação dos bens protegidos.

Dentro do Setor de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal existe um Conselho de Cultura que decide onde esse dinheiro vai ser aplicado, esse conselho é formado por pessoas da sociedade, que deliberaram investir na restauração da Igreja Matriz, por ser o único bem imóvel tombado no município.

Durante a missa de inauguração os alunos da APAE de Perdizes fizeram uma apresentação em homenagem à visita do Bispo Dom Claudio a Perdizes. O mesmo, durante uma semana que ficou na cidade visitou várias entidades e também fez algumas visitas na zona rural do município. Antes das bênçãos finais o Prefeito Vinícius Barreto foi convidado a fazer uso da palavra e disse estar muito feliz de estar participando da missa de inauguração da Igreja Matriz juntamente com sua equipe e também na presença de alguns vereadores.

“A igreja ficou muito bonita e com certeza merecia esta restauração, pois é o imóvel mais antigo de Perdizes, a prefeitura investiu cinquenta por cento da verba que vem através do ICMS Cultural nas obras da igreja, esta verba só pode ser aplicada na área da cultura e como a igreja é o único bem imóvel tombado pelo município, o Conselho Cultural decidiu que essa verba seria investida aqui”, disse o Prefeito Vinícius Barreto, que após o encerramento da missa descerrou juntamente com o Bispo Dom Claudio, o Padre Ivan, os vereadores, secretários presentes e a Chefe do Setor de Cultura a placa de inauguração da Igreja Matriz, esta que este ano completou 188 anos de existência.
22/08/2018 - ASCOM