Semana Nacional da Educação Infantil movimenta os Centros Municipais de Educação Infantil de Perdizes
A Semana Nacional da Educação Infantil foi instituída pela Lei Federal 12.602 de 3 de abril de 2012 e acontece em homenagem à doutora Zilda Arns, médica e sanitarista brasileira, que foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança. A lei institui a semana do dia 25 de agosto como Semana Nacional da Educação Infantil e este, como o Dia Nacional da educação Infantil.

Atualmente Perdizes atende aproximadamente, cerca de 971 crianças matriculadas na Educação Infantil, sendo 437 em creche (0 a 3 anos) e 534 na pré-escola (4 e 5 anos). Estes alunos são atendidos nos Centros Municipais de Educação Infantil de nossa cidade e algumas turmas nas escolas rurais, a saber:

Centro Municipal de Educação Infantil Geralda Rita de Oliveira – Bairro Novo Horizonte
Centro Municipal de Educação Infantil Lar da Criança Feliz – Bairro Cruzeiro
Centro Municipal de Educação Infantil Maria Franco de Morais – Bairro Morada Nova
Centro Municipal de Educação Infantil Professor Íris Eurípedes de Carvalho – Centro
Pré-escolar Maria Abadia Vaz da Trindade – Antinha
Pré-escolar Escola Municipal Augusto Antônio de Alvarenga – Macega

Para essa semana os Centros Municipais de Educação Infantil, prepararam uma programação diferenciada, como forma de valorização desta importante etapa da Educação básica, na vida do educando.

• Gincana
  • Oficina de confecção de brinquedos
  • Resgate das Brincadeiras antigas
  • Apresentação teatral

• Além disso, todos os profissionais envolvidos na educação infantil tiveram a oportunidade de aperfeiçoarem a prática pedagógica, participando de oficinas.

Oficina de musicalização: “Aprendendo e ensinando música na sala de aula” – para professoras e monitoras da educação infantil – ministrada pelo Professor de música Antônio César de Araguari - MG.

Oficina de valorização pessoal e profissional: Todo coração é um jardim, permita-se florescer” para cantineiras, auxiliares de serviços gerais, equipe das secretarias dos CMEIs – ministrada pela psicóloga Laura, de Perdizes – MG.

“Ter uma data comemorativa nacional para a Educação Infantil é muito mais do que um evento de festividades. É uma afirmação da importância e significado dessa etapa da Educação Básica na vida e na formação das crianças desse país. Considerando o histórico da Educação Infantil, o estabelecimento dessa agenda anual é uma ação política altamente significativa para o fortalecimento das políticas públicas e para o reconhecimento social dos sujeitos da primeira infância”.
    24/08/2018 - ASCOM