A Semana Nacional da Educação Infantil foi instituída pela Lei Federal 12.602 de 3 de abril de 2012 e acontece em homenagem à doutora Zilda Arns, médica e sanitarista brasileira, que foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança. A lei institui a semana do dia 25 de agosto como Semana Nacional da Educação Infantil e este, como o Dia Nacional da educação Infantil.
Atualmente Perdizes atende aproximadamente, cerca de 971 crianças matriculadas na Educação Infantil, sendo 437 em creche (0 a 3 anos) e 534 na pré-escola (4 e 5 anos). Estes alunos são atendidos nos Centros Municipais de Educação Infantil de nossa cidade e algumas turmas nas escolas rurais, a saber:
Centro Municipal de Educação Infantil Geralda Rita de Oliveira – Bairro Novo Horizonte
Centro Municipal de Educação Infantil Lar da Criança Feliz – Bairro Cruzeiro
Centro Municipal de Educação Infantil Maria Franco de Morais – Bairro Morada Nova
Centro Municipal de Educação Infantil Professor Íris Eurípedes de Carvalho – Centro
Pré-escolar Maria Abadia Vaz da Trindade – Antinha
Pré-escolar Escola Municipal Augusto Antônio de Alvarenga – Macega
Para essa semana os Centros Municipais de Educação Infantil, prepararam uma programação diferenciada, como forma de valorização desta importante etapa da Educação básica, na vida do educando.
Gincana
Oficina de confecção de brinquedos
Resgate das Brincadeiras antigas
Apresentação teatral
Além disso, todos os profissionais envolvidos na educação infantil tiveram a oportunidade de aperfeiçoarem a prática pedagógica, participando de oficinas.
Oficina de musicalização: “Aprendendo e ensinando música na sala de aula” – para professoras e monitoras da educação infantil – ministrada pelo Professor de música Antônio César de Araguari - MG.
Oficina de valorização pessoal e profissional: Todo coração é um jardim, permita-se florescer” para cantineiras, auxiliares de serviços gerais, equipe das secretarias dos CMEIs – ministrada pela psicóloga Laura, de Perdizes – MG.
“Ter uma data comemorativa nacional para a Educação Infantil é muito mais do que um evento de festividades. É uma afirmação da importância e significado dessa etapa da Educação Básica na vida e na formação das crianças desse país. Considerando o histórico da Educação Infantil, o estabelecimento dessa agenda anual é uma ação política altamente significativa para o fortalecimento das políticas públicas e para o reconhecimento social dos sujeitos da primeira infância”.
|