Avaliação Educacional mostra Perdizes em 1º lugar na região.
Mais uma vez a Educação Municipal de Perdizes se destaca nas avaliações do 3º Ano do Ensino Fundamental (PROALFA), colaborando para que a Superintendência Regional de Patrocínio, se posicione em 1º lugar no estado de Minas Gerais.

Foi com imensa alegria que no dia 10 do corrente mês, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação foi parabenizada na Superintendência Regional pelo bom desempenho alcançado pelos alunos dos 3ºs Anos do Ensino Fundamental nas avaliações SIMAVE PROALFA.

A Superintendente, Sra. Luzia Fátima Santos de Faria pediu à equipe pedagógica que estendesse os cumprimentos às diretoras e suas equipes, às professoras, sobretudo às que estavam junto às turmas de 3ºs anos no ano de 2017, assim como à Secretária de Educação e ao Prefeito Municipal pelo apoio e pelos esforços em prol da melhoria da qualidade da Educação Pública oferecida pelos municípios da jurisdição.

O SIMAVE é um sistema de avaliação gerido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especificamente pelo CAED (Centro de Políticas e Avaliação da Educação) que há mais de 13 anos vem acompanhando a qualidade da educação oferecida em Minas Gerais, através de avaliações aplicadas nas turmas de 3ºs Anos do Ensino Fundamental – PROALFA, e aos alunos de 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e 3ºs anos do Ensino Médio - PROEB.

Nestes 13 anos, Perdizes tem alcançado bons resultados, as supervisoras da SEMECELT consideram que estes resultados são consequência de um direcionamento técnico responsável e comprometido com o desenvolvimento dos docentes, para que produzam aprendizagens significativas junto aos alunos, ao acompanhamento das ações pedagógicas através do Programa de Intervenção Pedagógica, ao monitoramento constante da alfabetização realizado nas turmas dos 1ºs Anos, e dos resultados bimestrais das escolas, aos investimentos na melhoria das suas redes físicas, à formação continuada oferecida pelo município aos professores, à sua valorização profissional, uma vez que a Prefeitura Municipal cumpre plenamente a Lei do Piso Nacional Salarial dos Profissionais da Educação, e ao comprometimento das equipes escolares com a qualidade da educação do município.

Até 2016 os alunos eram avaliados apenas na Língua Portuguesa, e em 2017 as crianças foram avaliadas também em Matemática e Produção Textual. O resultado da Rede Municipal de Educação de Perdizes, foi de 668,6 em Língua Portuguesa e de 683,1 em Matemática, superando o resultado obtido pelo Rede Estadual de Ensino, que foi de 581,3 em Língua Portuguesa e 576,8 em Matemática.

Este resultado, fez com que a Rede Municipal de Ensino de Perdizes ficasse em 1º lugar na Superintendência Regional de Ensino, e em 1º lugar em relação às Superintendências de Uberaba e Uberlândia, além de ter obtido proficiência superior à alcançada pela Rede Estadual de Ensino.

“Acredito que quando as aprendizagens são significativas e solidificadas na base, isto é, nos 1ºs anos de escolarização de nossas crianças, estaremos garantindo a sua continuidade nos estudos, a formação de cidadãos do bem e de bons profissionais do futuro, capazes de transformar a sociedade e atuar positivamente em prol do desenvolvimento de nossa cidade”, comentou a Secretária de Educação, Nádia Cássia.

O prefeito Vinícius ficou muito feliz com os resultados obtidos, e em visita à Secretaria de Educação cumprimentou toda a equipe e mais uma vez reiterou sua confiança na mesma e nas equipes escolares, e, solicitou que todos os esforços sejam envidados para que a cada ano, os níveis de proficiência dos alunos sejam superados, para que de fato, seja assegurado que todos os alunos do município, sem distinção, tenham garantido o direito a uma educação de qualidade e com equidade.

“A meta é reconhecer, divulgar e parabenizar o trabalho dos professores, direção, equipe escolar e de todos os servidores da Educação de Perdizes, pois os mesmos contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. A equipe da Educação de Perdizes merecem reconhecimento pelo trabalho que vem fazendo, mostrando dedicação e cuidado com nossa educação e com nossos estudantes, deixo aqui meu apoio e meus cumprimentos a todos vocês que trabalham juntos a Administração para darmos à Perdizes um ensino de qualidade.” Disse o Prefeito Vinícius Barreto.

O site para pesquisa destes resultados é http://www.simave.caedufjf.net/ e a sequência das opções "SIMAVE" → "Avaliação Externa" → “PROALFA 2017” ”Resultados” “Escola”, que é de domínio público, podendo ser consultado por qualquer cidadão.
24/08/2018 - ASCOM