Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde de Perdizes promove passeata sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida.
No dia mundial de prevenção ao suicídio a Secretaria Municipal de Saúde através de suas equipes do ESF e NASF realizaram na tarde do dia 11 de setembro uma passeata de alerta e prevenção ao suicídio pela cidade, com apoio dos alunos e da fanfarra da Escola Padre João Balker e associados do Interact Club, os jovens caminharam pela cidade com cartazes com frases de alerta e prevenção.

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. O psicólogo Ruben vem durante todo mês abordando o assunto e conversando com os alunos das escolas da zona urbana e rural, assim como o tema também é tratado no CRAS durante os atendimentos.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

A coordenadora da atenção primaria Samara Pelegrini que organizou todo o evento, agradece a colaboração de todos os agentes de saúde e a participação da população. Sem o apoio dos agentes e da população seria impossível realizar essa ação. “Agradecemos a colaboração de todos os funcionários e o apoio da Secretaria de Saúde.”
20/09/2018 - ASCOM