Profissionais da Rede Municipal de Educação participam do ciclo de estudos para a organização do currículo de Minas Gerais.
A homologação da Base Nacional Comum Curricular aconteceu em dezembro de 2017. A Base é um documento de caráter normativo e que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Os governos estaduais e municipais pactuaram com o governo federal a (re) elaboração de seus currículos baseados na BNCC, de forma participativa e em regime de colaboração.

Em Minas Gerais, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-MG) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG) e outras entidades e organizações da sociedade civil participaram da construção da Versão Preliminar do Currículo de Minas Gerais.

No dia 10 de agosto próximo passado, a Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação foi convidada a coordenar junto aos sete municípios que compõe a Superintendência Regional de Ensino, um estudo desta versão preliminar do Currículo de Minas Gerais, mais especificamente o Currículo da Educação Infantil. Este foi um dia intenso de estudo e análise do Currículo, e o trabalho foi desenvolvido com muita responsabilidade aliando o estudo do currículo e a apresentação de várias práticas pedagógicas desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil de Perdizes.

Para isso a Secretaria de Educação contou com a colaboração e a participação das diretoras, coordenadoras e professora dos CMEIs de Perdizes.

Também no último dia 18/09/2018 as supervisoras da SEMECELT dirigiram o trabalho de Discussão da Versão Preliminar do Currículo de Minas Gerais, momento que envolveu os sete municípios da jurisdição, analisando, discutindo e apresentando proposições e emendas aos textos e diretrizes da Versão Preliminar do Currículo da Educação Infantil, o que envolveu também representações de professores de todas as áreas do Ensino Fundamental que analisaram e discutiram o currículo para esta modalidade de ensino.

Os trabalhos aconteceram na UNICERP durante todo o dia, com palestras sobre o longo percurso de implementação de uma Base Nacional Comum Curricular para o Brasil e seus fundamentos, sobre o pacto interfederativo e a estrutura da Base, Além de uma reflexão sobre as Competências Gerais da BNCC que estão voltadas para a formação de pessoas capazes de valorizar o conhecimento historicamente construído, exercitar a curiosidade intelectual, valorizar e fruir do acervo artístico e cultural da humanidade, utilizar das mais diferentes linguagens (corporal, visual, sonora e digital), compreender, utilizar e criar novas tecnologias de informação e comunicação, preparar-se para o trabalho e para o exercício da cidadania, argumentar, formular negociar e defender pontos de vista, cuidar de sua saúde física e emocional com autocrítica, exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação na resolução de conflitos e agir pessoal e coletivamente com autonomia, flexibilidade, resiliência e determinação dentro de princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Todas as proposições foram enviadas para a Secretaria de Estado da Educação e o novo Currículo de Minas Gerais já deverá ser implantado em todas as escolas do País em 2019.

Pela primeira vez os professores e equipes escolares tiveram a oportunidade de opinar e participar da construção de um currículo que deverá nortear a educação no Brasil. “Sabemos que a tarefa de educar é árdua e que os frutos podem demorar para serem saboreados, mas é gratificante saber que colaboramos na semeadura de boas sementes que poderão com certeza frutificar, mesmo que em um período mais logo de tempo, refletindo na formação de um novo modelo de cidadãos para o futuro”, disse o professor Marlúcio Anselmo em seu pronunciamento.
20/09/2018 - ASCOM