Grupontapé de Teatro promete retornar a Perdizes-MG com espetáculo Balaio Popular
O Grupo teatral também realizará, no próximo ano, uma Mostra de Teatro nas escolas municipais.

A forte chuva registrada em Perdizes, na última quinta-feira (17/10), interrompeu a apresentação do espetáculo "Balaio Popular" do Grupontapé de Teatro, na Praça Governador Valadares. Contudo, a Cia. prometeu retornar à cidade, em data ainda a ser definida, para reapresentar a peça teatral e realizar uma Mostra de Teatro nas escolas municipais.

A apresentação gratuita do "Balaio Popular" foi uma das atividades programadas pelo Grupontapé que, pela primeira vez, fez parada em Perdizes-MG. Além da peça, a trupe realizou oficinas de teatro para os professores da cidade, nos dias 17 e 18 de outubro. As aulas foram ministradas na sede da Secretaria Municipal da Educação.

As atividades

As oficinas "Teatro na Sala de Aula" tiveram como objetivo refletir e praticar algo que é inato ao ser humano: a manifestação espontânea da inteligência e capacidade de representação dramática e sua criatividade. "Por meio do teatro, a nossa intenção foi estimular o potencial criativo dos professores, trabalhar vários aspectos para que eles possam ter uma melhor desenvoltura em sala de aula", comenta Katia Lou, coordenadora geral da Escola Livre do Grupontapé de Teatro.

Já o espetáculo "Balaio Popular" foi aberto para o público em geral. Considerada uma das mais tradicionais montagens do Grupontapé, a peça é concebida na linguagem do teatro de rua e une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte/MG e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

"Balaio Popular" diverte, emociona e mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro. A peça acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular, por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Patrocínio e apoio

A ida do Grupontapé a Perdizes é patrocinada pela empresa Bem Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. O objetivo do projeto é possibilitar o acesso democrático à cultura, levando arte e informação aos mais diversos públicos, tendo já realizado atividades em Uberlândia, Araxá-MG, Tupaciguara-MG e Pirapora-MG.
19/10/2018 - MF Comunicação