Carreta da mamografia oferece exames gratuitos em Perdizes.
Consideradas como grupo prioritário para a realização do exame de prevenção do câncer de mama, todas as mulheres de 50 a 69 anos puderam fazer a mamografia desde o dia 05 de Novembro mesmo sem pedido médico, foram também contempladas as mulheres de 35 a 49 anos, e neste caso elas deveriam apresentar o pedido médico.

Uma parceria celebrada entre a Prefeitura Municipal de Perdizes e o Governo do Estado de Minas Gerais que trouxe para Perdizes, a Unidade Móvel da Mamografia, ficando estacionada até o dia 22 de Novembro, na Praça Governador Valadares.

Alguns resultados de exames já se encontram disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde.

Para participar do programa, bastava se enquadrar na faixa etária contemplada e comparecer ao local munida de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço, que foi exigido apenas para facilitar a localização em caso de necessidade de identificação da paciente e atualização do cadastro para o programa e não como forma de controle, uma vez que moradoras de outras cidades que estivessem passando por Perdizes também puderam realizar o exame. Durante o tempo da carreta da mamografia em Perdizes foram atendidas mais de 500 mulheres.

O Prefeito Vinícius Barreto acompanhado do Secretário de Saúde Dr. Clésio Afonso Borges estiveram na Praça Governador Valadares e acompanharam de perto o trabalho de atendimento realizado na carreta. “A iniciativa busca a conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, além de facilitar o acesso ao procedimento, agendamento e garantia de tratamento para os casos diagnosticados. Toda a infraestrutura técnica, operacional e profissional necessária para os exames de prevenção do câncer de mama foram disponibilizados na carreta que ficou estacionada e atendendo ao público na Praça da Governador Valadares”, explica o Prefeito Vinícius Barreto que aproveitou a oportunidade para afirmar mais uma vez o compromisso da Administração com a saúde do povo de Perdizes.

“O exame é simples, rápido e gratuito. Temos que lembrar que o câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil. A mamografia permite a detecção ainda em fase inicial e o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem-sucedido”, finalizou o Secretário de Saúde Dr. Clésio Afonso Borges.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde trabalhou intensamente neste mês de outubro, “Outubro Rosa” para alertar todas as mulheres sobre a importância dos exames preventivos. A Prefeitura e suas equipes dos PSF’S se mobilizaram em mais uma campanha de orientação e prevenção ao câncer de mama e colo de útero com a realização de exames e campanhas preventivas durante todo mês.

Veja nas fotos abaixo atividades de toda equipe para que durante o mês de outubro a saúde de Perdizes atingisse as metas necessárias para que todas as mulheres pudessem realizar exames como a mamografia na carreta e também o papanicolau.
23/11/2018 - ASCOM