1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Perdizes.
O CONDECAP (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Promoção Humana e Prefeitura Municipal realizou no último dia 28 de Novembro à partir das 12:30 a Iª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, no plenário da Câmara Municipal local. Com o objetivo de debater, elaborar e definir propostas que nortearão as Políticas Públicas municipais, bem como, sugestões de Ações em âmbito Estadual e Nacional. Assim, diversos atores do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), autoridades locais, crianças, adolescentes e sociedade civil mobilizaram-se em torno da construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da Proteção Integral a criança e ao adolescente nas políticas públicas, fortalecimento das estratégias de enfrentamento as Violências e respeito as diversidades.

Marcaram presença neste ato a Secretaria de Assistência Social Danielle B. de Figueiredo Barreto entre outros secretários, os vereadores Lucimar Cunha e Luiz Fábio. Membros do poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Polícia Militar e autoridades da região. Na abertura do evento Vinicius de Figueiredo Barreto Prefeito Municipal, ressaltou a importância de espaços como estes para que as crianças e adolescentes sejam ouvidos em seus anseios; Ressaltou o papel fundamental da família na formação ético/ moral de cidadãos e destacou ainda a importante parceria estabelecida com o Judiciário e Ministério Público nas questões relativas à infância e adolescência. Logo em seguida, a Promotora de Justiça da Comarca de Perdizes Dra. Bárbara Francinne Prette Nunes fez uso da palavra para reafirmar a necessidade das Conferências voltadas à infância e adolescência em especial a de Perdizes/MG em busca de políticas públicas eficazes no atendimento integral e prioritário desta parcela da população; Dando continuidade a solenidade, Janete Carrilho presidente do CONDECAP reforçou sua identificação com as causas das crianças e juventude declarando aberta a conferência.

Dentro da programação foi realizada a apresentação artística cultural " Escravos de Jó" com a coreografia do Professor Keven Serapião e executada pelas crianças atendidas no Centro de Convivência. Foi realizada também uma palestra reflexiva pela Bacharel em Direito, fundadora e coordenadora do grupo de Adoção Pontes de Amor de Uberlândia e membro do CMDCA daquele município, Sara Vargas bem como a apresentação, discussão dos eixos temáticos e construção de propostas. Momentos como estes reafirmam a importância de estarmos atentos às demandas da infância e adolescência, reconhecendo-os como sujeitos de direito. A fim de garantir um desenvolvimento e formação da melhor maneira possível, contribuindo diretamente para a formação de indivíduos resguardados das Violências e respeitados em suas singularidades.
29/11/2018 - ASCOM