Reeducandos de Perdizes ganham uma segunda chance com o projeto “Nova Oportunidade”
A Prefeitura Municipal de Perdizes, através do Setor de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana coordenada pelo seu chefe Sargento Wagner Ribeiro e em parceria com a Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Limpeza Pública, através de seu secretário Jaime Ribeiro Rosa vem desde o mês de julho no ano de 2018 realizando a profissionalização, capacitação, qualificação e ressocialização de presos do Sistema Prisional de Minas Gerais, que em Perdizes está sob a direção de Rogério Sousa Rodrigues.

Como forma de reinserção na sociedade e buscando remição de pena, reeducandos de Perdizes trabalham em alguns setores da Prefeitura Municipal fora dos presídios, as atividades, são realizadas de segunda-feira a sexta-feira.

Os reeducandos trabalham em troca de redução de pena, o assessor e funcionário da Prefeitura Elcimar Pedro tem coordenado alguns destes trabalhos como o de arborização e também está dando suporte entre os reeducandos e a Prefeitura Municipal.

Segundo Sargento Wagner, para trabalhar, o preso passa por uma comissão interna que avalia critérios como bom comportamento e o tipo de crime cometido. Para trabalhar fora do presídio, os detentos devem receber autorização da justiça, então o projeto contou também com o apoio do Ministério Público, Dra. Bárbara Francine Prette Nunes e do Juiz da Comarca de Perdizes Dr. Claudio Henrique Cardoso Brasileiro.

Esse trabalho se deu após o setor de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do município firmar termo de compromisso com a SEAP (Secretaria Estadual de Administração Prisional) do estado.

O projeto se titula como “Nova Oportunidade” e já conta com 04 reeducandos da cadeia de Perdizes, que estão sendo utilizados pelo Setor de Segurança Pública e Meio Ambiente.

O Prefeito Vinícius Barreto deu total apoio ao projeto e acompanhou de perto os serviços prestados pelos reeducandos do sistema prisional de Perdizes.

“O principal objetivo do projeto é proporcionar a inclusão do reeducando no mercado de trabalho e na sociedade, reduzindo assim os índices de reincidência criminal.” Disse o Prefeito Vinícius Barreto sobre o projeto.
19/01/2019 - ASCOM