Saúde de Perdizes realiza 2ª Plenária
Com o objetivo de construir e selecionar propostas prioritárias de Perdizes que irão integrar o debate nas etapas Estadual e Federal das conferências de saúde de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Perdizes realizou, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a 2ª Plenária Municipal de Saúde de Perdizes 2019. A plenária popular aconteceu no dia 21 de março no Plenário da Câmara Municipal.

Na ocasião, além de serem debatidas, formuladas e selecionadas propostas que vão compor as discussões estaduais e nacional das conferências de saúde 2019, também foram selecionados delegados que vão representar o município de Perdizes nessas instâncias participativas. A plenária contou com a participação de conselheiros de saúde, representantes de entidades e de movimentos sindicais, sociais, autoridades locais e populares e observadores em geral, com participação aberta à população em geral.

Os eixos temáticos da plenária são os seguintes:

I – Saúde como direito;

II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e

III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Assim como Perdizes, outros municípios em Minas Gerais e Brasil afora estão promovendo plenárias populares. A Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais está prevista para ocorrer entre os meses de abril e junho. Já a conferência nacional está prevista para junho deste ano.

Para o Secretário de Saúde Dr. Clésio Borges a realização da plenária enseja não somente uma exigência normativa, mas também a necessidade de construção permanente de um SUS mais integral, equânime e universal. “Para termos conhecimento do que está funcionado e do que precisa melhorar é fundamental a participação da população, das pessoas que estão na ponta, dos usuários e trabalhadores do SUS. As diretrizes precisam também contemplar a visão da população de dos trabalhadores da rede. Fazemos um chamamento à sociedade, para discutirmos temas que são de interesse coletivo”, ressalta Dr. Clésio.”

A Assessora Thaís reforça que municípios do Brasil inteiro estão sendo chamados para elaborar propostas que comporão as discussões em seus respectivos estados, em um contexto no qual novos governos foram empossados a partir das eleições de 2018. “Entre as pautas a serem debatidas, discutimos a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o SUS e de reafirmação, impulsionamento e efetivação dos princípios e diretrizes do SUS. Precisamos fazer esses e outros debates”, afirma Thaís
30/03/2019 - ASCOM