Museus Municipais comemoraram Dia do Índio
O Dia do Índio é celebrado anualmente, no Brasil, em 19 de abril. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual. “Antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países que formam este continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas. Infelizmente, a ganância e a crueldade humana fizeram com que muitas tribos fossem totalmente dizimadas e grande parte da cultura indígena foi esquecida.

A comemoração é uma tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, eles, que são a cultura, a história e o sangue do Brasil. Essa data é comemorada, no Brasil, desde 1943. Os Museus Municipais de Perdizes, juntamente com o Setor de Cultura e Turismo, realizaram durante duas semanas, várias atividades com alunos das escolas Prefeito Virmondes e Padre Balker. Foram várias visitas guiadas ao Museu de Arqueologia Profa. Dra. Márcia Angelina Alves, onde os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a arqueologia de Perdizes e valorizar a cultura indígena. Na quinta-feira, dia 25, o encerramento foi na Praça Governador Valadares, com a presença de descendentes das tribos Araxás e Patachós.

O Setor de Cultura e Turismo, através das organizadoras do projeto, Maria Ângela, Maria Luísa, Cláudia e Maria José, deixam aqui seu agradecimento às diretoras, professores, alunos e funcionários das escolas. Agradece também à Secretaria de Educação, ao Setor de Comunicação e a todos funcionários da Prefeitura que colaboraram para a realização do mesmo e convidam a população para visitarem os Museus Histórico e de Arqueologia.
05/05/2019 - ASCOM