Setor de Cultura e Turismo promove oficina “Roda de Dança e Teatro de Rua”
“A dança é uma das mais importantes atividades simbólicas humanas e pode ser considerada uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Em todos os tempos e para todos os povos, a dança sempre foi expressão de experiências que transcendem o poder das palavras. Na dança, através dos gestos e movimentos, o homem busca dizer o indizível, conhecer o desconhecido, estar em relação com os outros e com o profundo mistério da existência.”

Com o objetivo de compartilhar com o público participante, uma roda de danças circulares, a Administração Municipal através do Setor de Cultura e Turismo, trouxe, nessa sexta-feira, às 15 horas, o Grupo “Pontapé de teatro”, na praça Governa dor Valadares.

As Danças Circulares são uma expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade - nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte - e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas.

E à noite, às 19 horas, a apresentação do teatro de Rua “Balaio Popular”, um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

De forma lúdica o espetáculo “Balaio Popular” é um convite para a valorização das nossas raízes, porque afinal o Grupontapé não quer dizer “... que pena, já não se brinca mais como antigamente.”, mas sim “tem uma brincadeira bem legal que é assim oh!...”.
22/05/2019 - ASCOM