Perdizes realiza a III Semana Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
A Secretária Municipal de Assistência Social, Danielle Borges, enfatizou a importância da campanha. “A campanha tem uma importância muito grande para a sociedade. Não é um momento para comemorar, é de ir às ruas e denunciar e combater o abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes”, Comentou.

O Município de Perdizes celebrou neste dia 18 de Maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, A data foi instituída pela Lei 9.970/2000.

Desde então, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. Por isso, o município há três anos abraçou esta causa em parceria e realiza esta mobilização com o objetivo de chamar a atenção da população para denunciar essas situações que, infelizmente, também ocorrem em nossa cidade.

Esta mobilização foi realizada pela Prefeitura de Perdizes através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência a Assistência Social – CRAS, Ministério Público, Rede Socioassistencial e Câmara Municipal juntamente com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e apoio da Polícia Civil e Militar de Perdizes. Durante um sema uma programação foi preparada com muito carinho para que através da mesma a conscientização da população e família fosse possível.

No dia 14 de maio aconteceu panfletagem no coletivo nos períodos da manhã e tarde; No dia 15 de no período da manhã aconteceu a caminhada pela cidade com participação especial dos alunos das escolas municipais e estaduais e no período da tarde foi realizada a abertura oficial da campanha na Câmara de Vereadores onde os presentes contaram com uma palestra ministrada pelo Juiz da Comarca Dr. Claudio Henrique Cardoso Brasileiro. No dia 16 nos período da manhã e tarde foi realizado o cinema no CRAS para as crianças e adolescentes com tema pertinente à campanha. No dia 17 e último dia da campanha aconteceu no PSF Novo Horizonte palestra. No evento de abertura estiveram presentes autoridades locais como O Juiz de Direito da Comarca Dr. Claudio Henrique Cardoso Brasileiro, a Promotora de Justiça da Comarca de Perdizes Dra. Bárbara Francini Prette Nunes, o Presidente da Câmara de Vereadores Luiz Fábio Vieira, a Presidente do COMDECAP Janete Oliveira Estavam presentes ainda representantes de escolas e CMEIS do município, Conselho Tutelar de Perdizes. A Campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Essa data representa uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo país e, ao mesmo tempo, representa um momento de sensibilização de toda a sociedade frente a um problema muito sério. A cada ano é registrado uma adesão maior dos municípios brasileiros nesta mobilização. O nosso município, não podia ficar de fora desse movimento nacional. Dessa forma, ressaltamos a responsabilidade do poder público e de toda a sociedade na garantia da atenção às crianças, adolescente.

A Assistência Social do Município de Perdizes, por meio da atuação em rede, trabalha a cada dia para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Assim, aqui as mesmas registram o repúdio a todo tipo de abuso e violação de direitos contra crianças e adolescentes e convida a todos os segmentos da sociedade, aqui muito bem representados: pelas famílias, escola, sociedade civil, governo, poder judiciário, ministério público, instituições de atendimento, igrejas, meios de comunicação, poder executivo, legislativo para fazer bonito; como diz a campanha, para juntos assumir esse compromisso, reforçar a luta e colaborar para que as crianças possam ter uma infância feliz, sem medo, sem traumas, uma adolescência menos conflituosa e que possam, no futuro, tornarem-se adultos convictos e aptos a terem uma vida digna: homens e mulheres cidadãos do bem, e assim teremos uma sociedade com menos conflitos, mais harmonia e paz social.

Por que 18 de Maio?

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória – ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. O corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos da criança e adolescente, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O dia tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual. É um dia em que a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual contra crianças e adolescentes.
27/06/2019 - ASCOM