XVI Barcada retira mais de uma tonelada de lixo do entorno da represa do largo de Nova Ponte.
A Prefeitura de Perdizes, por meio da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Serviços Públicos, comemoraram a Semana do Meio Ambiente com a realização da XVI Barcada. A tradicional Barcada que este ano está na sua XVI edição acontece em parceria com o Rotaract Club de Perdizes e foi realizado no parque náutico da prefeitura e seu principal objetivo é fazer a limpeza do entorno da represa, os barqueiros se reúnem em duplas e aqueles que retirarem mais lixo recebem homenagem simbólica.

A Barcada tem também como meta colaborar e ajudar uma pessoa ou a comunidade através do dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos do almoço. “O Rotaract Clube de Perdizes irá repassar o dinheiro da venda das pulseiras do almoço para uma criança que necessita urgência de um tratamento de pele específico. Quero agradecer a Prefeitura e Secretaria de Agropecuária pela parceria e apoio ao nosso clube, juntos somos mais e podemos fazer mais em prol do próximo.” Enfatizou o Presidente do Rotaract Club Rafael Panício.

O Secretário de Agropecuária Jaime Ribeiro Rosa fez uso da palavra e falou que a Semana do Meio Ambiente e principalmente o evento Barcada tem como principal objetivo equacionar e alertar sobre os problemas ambientais imediatos e lançar um olhar sobre o futuro por meio da educação ambiental.” Disse o secretário que também agradeceu aos Rotaractianos pela organização do evento, a participação dos barqueiros, do público presente e de toda sua equipe de trabalho.

O Presidente da Câmara o vereador Luiz Fábio Vieira também fez uso da palavra e falou da importância da preservação do meio em que vivemos. Falou também que sempre dará apoio a movimentos como este que tem como objetivo alertar sobre a preservação e cuidado com a natureza, pois é dela o nosso meio de sobrevivência.

O Prefeito Vinícius de Figueiredo Barreto que chegou nas primeiras horas do evento ressaltou que dará continuidade a este projeto que já vem acontecendo a muitos anos e vem dando certo, pois tem como objetivo a preservação do meio ambiente e a limpeza da represa, agradeceu também a parceria do Rotaract Club que é um club idôneo e que só veio a somar com o projeto da Barcada. O prefeito fez questão de agradecer a todos os participantes, colaboradores, patrocinadores e também a todos os barqueiros, pois o número de participantes aumenta a cada ano e os barqueiros que vieram de fora e que sempre abraçam esta causa, Vinícius fez questão de agradecer também a todos os funcionários da prefeitura que não mediram esforços para que o evento acontecesse.

Nos preocupar com o meio Ambiente e com eventos como este é muito importante para o município, pois uma represa limpa poderá nos dar frutos por muitos anos, a psicultura vem crescendo a cada ano e no nosso município não é diferente, vamos tentar fomentar esse comercio em Perdizes, pois ela está caminhando em nosso município, essa é uma das bandeiras que estamos levantando em nossa administração, nós que temos hoje um grande frigorífico de peixes em Perdizes e estamos trazendo outro grande frigorífico pra cá, este que vai gerar divisas e empregos. O mínimo que podemos fazer é o que estamos fazendo hoje, cuidar e preservar a represa e o Meio Ambiente.

Quero finalizar agradecendo aqui a presença da família do saudoso José Mario que foi grande colaborador e incentivador deste evento.

Além do público presente prestigiaram o evento também autoridades locais como os vereadores: João Nico; Lucimar Cunha e os Secretários Municipais: Danielle Borges; Tadeu Coutinho; Nádia Cássia, Dr. Clésio Afonso, Kleber Cardoso e Antônio Valderico.

Durante a cerimônia de entrega de prêmios para os barqueiros que retiraram mais lixo da represa, aconteceu também um momento de homenagens para algumas pessoas que foram colaboradoras do evento desde sua primeira edição, dentre eles o saudoso José Mário. Durante uma manhã de trabalhos de limpeza do lago foram retirados mais de uma tonelada de lixo da represa, fica aí o alerta de prevenção para que as pessoas tenham consciência do local correto de descarte do lixo, esperamos que com eventos como este a cada ano possamos ver menos lixo nas águas e entorno da represa.
09/06/2019 - ASCOM