Museus Municipais comemoram a 17ª. Semana Nacional de museus com Sarau Literomusical
Foi realizada, pelo Setor de Cultura da Prefeitura de Perdizes na última sexta-feira, dia 31 de maio, um SARAU LITEROMUSICAL em comemoração da 17ª. Semana Nacional de Museus. Coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Semana Nacional de Museus acontece anualmente no mês de maio quando é comemorado, no dia 18, o Dia Nacional de Museus, com o objetivo de fortalecer a imagem do museu, a visibilidade desses e o aumento de público. Esse ano, como o tema escolhido foi “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. O Setor de Cultura e Turismo, juntamente com os museus de Perdizes, organizaram um “SARAU LITEROMUSICAL”, que contou com a presença do Trio Natu, de Chorinho, de Araxá, homenageando o cantor centenário, Nélson Gonçalves e a poetisa brasileira, Cora Coralina. Na ocasião foi entregue às escolas e Clubes de Serviço, uma REVISTA SOBRE OS BAIRROS PERDIZENSES (Perdizes escreve sua história), resultado de pesquisa feita pela equipe do Setor de Cultura e Turismo, em 2017 e organizado em parceria com a equipe pedagógica da SEMECELT. “Esse material será um subsídio para o trabalho sobre os bairros de Perdizes, contendo informações sobre sua criação, primeiros habitantes e pontos de referência, entre outras. Um trabalho de pesquisa e registro de detalhes e informações sobre segmentos que formam a economia e sociedade de Perdizes que hoje, nos parecem uma estatística registrada na revista, mas que com toda certeza a revista “Perdizes escreve sua História”, com sua reprodução e agora distribuição, já é um registro histórico que nos próximos anos e décadas será fonte de muitos estudos” disse Lindamar chefe do setor de Cultura de Perdizes. E também agradeceu ao prefeito Vinicius, pelo apoio à concretização, produção e distribuição do livro.

Como é de costume cultural, durante o SARAU LITEROMUSICAL, também este ano, muitas pessoas se sentiram à vontade para ler belos poemas, inclusive poemas de autoria dos próprios leitores, que com toda graça de um evento deste “nipe” enriqueciam o momento onde a cultura e bons costumes de diversão, foram as grandes atrações da noite.

“Apesar de, não ser de costume cultural no Brasil as grandes massas, frequentarem estes agradabilíssimos eventos, nós amamos cada encontro da cultura onde os próprios artistas estão e somos todos nós” disse um participante muito emocionado com o evento. Até mesmo, pelo nível de intelectual e cultural dos presentes, não tem como não classificar o SARAU LITEROMUSICAL como uma noite agradável e muito festiva, que teve ainda, com um delicioso coquetel servido pela equipe da Padaria Sonho Doce.

Lindamar (Dona Linda) fundadora deste e de vários outros eventos, turísticos, culturais e educacionais em Perdizes, mais uma vez se mostrava “em casa” e, muito feliz, agradeceu a toda equipe, do Setor de Cultura e Turismo, ao prefeito Vinicius pelo apoio total ao evento, agradeceu a todos que colaboraram para a realização do mesmo também e aos que prestigiaram o evento.
09/06/2019 - ASCOM