Com ossos fósseis, urnas indígenas e centenas de objetos encontrados em escavação, o MUSEU DE ARQUEOLOGIA PROFa. DRA. MÁRCIA ANGELINA ALVES recebe várias visitas de alunos, que se deliciam com as curiosidades.
Desde dezembro de 2018 o Museu de Arqueologia Profa. Dra. Márcia Angelina Alves, foi transferido para novas e bem adequadas instalações, juntamente com o Setor de Cultura e Turismo, que também mudou recentemente para o prédio situado na Praça Governador Valadares e conhecido por décadas como “antiga Prefeitura”, uma construção quase centenária, da década de 1940 e que já passou por várias reformas, mas sempre mantendo seu padrão original de piso, telhado, altas paredes em tijolinho, portas imponentes, local ideal para abrigar a cultura, o turismo e também a história de colonização do município de Perdizes pelos seus primeiros proprietários e moradores. Através de fragmentos cerâmicos, fósseis e vários objetos coletados em várias escavações, o MUSEU DE ARQUEOLOGIA PROFa. DRA. MÁRCIA ANGELINA ALVES da cidade de Perdizes, conta histórias e traz informações de acontecimentos e costumes, que nem de longe, os jovem dos anos de hoje poderiam imaginar que aconteceram por centenas de anos, aqui mesmo em Perdizes.

O museu já existe desde 2002, fundado na gestão do Prefeito Alcides Flausino Dias, mas para esse ano a prefeitura da cidade, através do Setor de Cultura e Turismo, preparou um treinamento para sua equipe para melhorar ainda mais as visitas guiadas e também mobilizou atividades para incentivar as escolas a levarem seus alunos para conhecerem onde e como os índios Tapajós viveram por milhares de anos antes da colonização Portuguesa por aqui.

“Nossa intenção foi a de despertar nas pessoas a importância da oportunidade de conhecerem tantas coisas interessantes e “novas” para jovens e adultos também. Temos aqui em nosso museu peças arqueológicas de centenas de anos e muitos não sabem. Então a equipe dos museus, Maria José, Maria Ângela, Maria Luísa, e Cláudia, após uma capacitação com a mestranda da USP, Melina, motivaram professoras e alunos a visitarem o Museu. A prefeitura mais uma vez apoiou e o Museu teve várias visitas guiadas de dezenas de alunos,nos últimos meses, motivo de felicidade e orgulho para todos nós da equipe do Setor de Cultura e Turismo. Aproveitamos a oportunidade para convidar pessoas da sociedade de Perdizes e toda região para nos visitar, afinal nosso museu é um dos mais bem cuidados e completos da região” disse Dona Linda.
13/06/2019 - ASCOM