Pelo segundo ano consecutivo Avaliação Educacional mostra Perdizes em 1º lugar na região.
Mais uma vez a Educação Municipal de Perdizes se destaca em avaliações. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Perdizes participaram da avaliação do PROALFA para alunos de 2ºs e 3ºs Anos e do PROEB para alunos do 5ºs anos do Ensino Fundamental.

E foi com imensa alegria que o município e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação foi parabenizada na Superintendência Regional pelo bom desempenho alcançado se destacando mais uma vez em 1º lugar na região.

O SIMAVE – Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública foi criado em 2000. Teve inicio com o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica – PROEB, e em seguida foram incorporadas o Programa de Avaliação da Aprendizagem PAAE – (2005) e o Programa de Avaliação da Alfabetização PROALFA (2006). As avaliações abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, visando à promoção de um diagnóstico cada vez mais abrangente dos processos de alfabetização e letramento.

O SIMAVE, que é uma avaliação em larga escala, usa como instrumentos, testes de proficiência e questionários que permitem avaliar o desempenho escolar e os fatores intra e extraescolares associados a este desempenho.

É um programa desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Estado da Educação e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF).

As avaliações são aplicadas nas escolas, recolhidas pela Superintendência Regional de Ensino e enviadas à Universidade Federal de Juiz de Fora, que processa os resultados e os envia às escolas, em forma de boletins contendo as proficiências do Estado, do município e das escolas, além da quantidade de alunos avaliados, a distribuição dos mesmos nos níveis baixo, intermediário, recomendável e avançado e também, uma listagem nominal dos alunos por turma, e a proficiência obtida por cada um deles. São enviados também os descritores cobrados com as devidas proficiências.

Em Perdizes, a Secretaria de Educação, de posse destes boletins, tem feito um estudo minucioso ao longo dos anos, buscando analisar os resultados de forma a reconhecer as fragilidades detectadas em cada escola, as necessidades de formação Continuada para as professoras, além de direcionar ações pedagógicas, inclusive aquelas sugeridas e orientadas pela Secretaria de Estado da Educação.

Por vários anos, Perdizes têm alcançado bons resultados, mas foi na gestão do Prefeito Vinícius Barreto que a educação do município deu um salto no quesito qualidade. As supervisoras da SEMECELT consideram que estes resultados são consequência de um direcionamento técnico responsável e comprometido com o desenvolvimento dos docentes, para que produzam aprendizagens significativas junto aos alunos, ao acompanhamento das ações pedagógicas através do Programa de Intervenção Pedagógica, ao monitoramento constante da alfabetização realizado nas turmas dos 1ºs Anos, e dos resultados bimestrais das escolas, aos investimentos na melhoria das suas redes físicas, à formação continuada oferecida pelo município aos professores, à sua valorização profissional, uma vez que a Prefeitura Municipal cumpre plenamente a Lei do Piso Nacional Salarial dos Profissionais da Educação, e ao comprometimento das equipes escolares com a qualidade da educação do município.

A Administração Municipal se empenha e valoriza a educação, o resultado de 1º lugar na região vem sendo conquistado porque muito tem sido feito pela educação em Perdizes: Uma sala de aula moderna e confortável para cursos de aperfeiçoamento gratuito para os professores; Reformas e melhorias nas escolas municipais, melhorando toda infra estrutura; Merenda escolar de qualidade, feita por nutricionista para todas as escolas e CMEI’s; Pagamento do piso dos professores e pagamento salarial em dia; Transporte escolar eficiente e responsável.

O Prefeito Vinícius Barreto ficou muito feliz com os resultados obtidos, Perdizes mais vez em 1º lugar na região,cumprimentou toda a equipe educacional e mais uma vez reiterou sua confiança na mesma e nas equipes escolares, e, solicitou que todos os esforços sejam para que a cada ano, os níveis de proficiência dos alunos sejam superados, para que de fato, seja assegurado que todos os alunos do município, sem distinção, tenham garantido o direito a uma educação de qualidade e com equidade.

“A meta é reconhecer, divulgar e parabenizar o trabalho dos professores, direção, equipe escolar e de todos os servidores da Educação de Perdizes, pois os mesmos contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. A equipe da Educação de Perdizes merece reconhecimento pelo trabalho que vem fazendo, mostrando dedicação e cuidado com nossa educação e com nossos estudantes, deixo aqui meu apoio e meus cumprimentos a todos vocês que trabalham juntos a Administração para darmos à Perdizes um ensino de qualidade.” Disse o Prefeito Vinícius Barreto.

Veja em anexo TABELA DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES PROALFA PROEB, que mostra Perdizes em 1º lugar mais uma vez.
09/07/2019 - ASCOM