Prefeitura Lança Projeto “Perdizes Recicla” Coleta Seletiva 100% na cidade
A destinação inadequada do lixo ainda é uma realidade comum à maioria dos municípios brasileiros e em Perdizes esta realidade já foi mudada há algum tempo com a implantação da Usina de Reciclagem, que é mantida em funcionamento constante e agora a Prefeitura quer mudar e vai mudar ainda mais essa realidade e por isso, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Limpeza Pública, irá intensificar as ações de promoção sobre a importância do tratamento dado aos resíduos. Seguindo esta linha e já tomando iniciativas concretas, na quarta- feira, às 09h, na Praça Presidente Vargas foi lançado o “Projeto Perdizes Recicla” e em meio a vários alunos das escolas municipais e estaduais do município, autoridades locais e da região o Prefeito Vinícius Barreto lançou o projeto que será um marco na história de Perdizes. Segundo o prefeito, já dia 1º de outubro se iniciará em 100% da cidade os trabalhos de equipe específica para a coleta do material reciclável na cidade.

Lixeiras especificas já foram distribuídas em vários pontos da cidade, uma dupla de lixeiras verde e laranja. Na lixeira verde materiais recicláveis como: papel e papelão, metal, vidro e plástico, onde a coleta destes será feita nas terças e quintas feiras e na lixeira laranja vão os rejeitos: restos de comida, resíduos de banheiro, papel toalha, esponja de aço e canudinhos, a coleta destes será feita de segunda á sexta- feira. “Implantamos as lixeiras para criar facilidade para as pessoas quando estiveram nas ruas e praças, mas o mais importante e significativo será o trabalho nas residências mesmo, onde as pessoas serão instruídas a colocarem todos os materiais recicláveis, mesmo que misturados em uma sacolinha e os não recicláveis em outra e depositarem nas ruas o reciclável apenas nos dias de coleta’. Esclareceu a assistente do projeto Graciane segundo as programações, a Coleta Seletiva terá início à partir do mês de outubro e em um primeiro momento agentes de saúde passarão nas casas explicando, tirando dúvidas e deixando panfletos informativos, nas escolas também será trabalhado com os alunos para que os mesmos possam também orientar os pais e até mesmo ajudar na separação correta do lixo.

O objetivo é conscientizar a comunidade sobre reduzir, reaproveitar e reciclar o lixo com a coleta seletiva, reduzir o volume de lixo e principalmente contribuir com o Meio Ambiente. Estiveram presentes no evento de lançamento do projeto o Prefeito Vinícius Barreto, os vereadores:Dra. Claudia Barreto e Joel Santos, os Secretários Municipais: Jaime Ribeiro Rosa, Danielle Borges, Dr. Farley Santana, Vitor Barreto, Josimar Silva, Nádia Cássia, Milton Reis, Dr. Clésio Borges, a Bióloga e Assistente do projeto Graciene Guimarães, presentes também estavam o Delegado da Polícia Civil de Perdizes Dr. João Henrique, o Secretário de Meio Ambiente e o Chefe de Setor de Meio Ambiente da cidade de Nova Ponte os senhores Manoel e Helci.

O Secretário de Agropecuária Jaime Ribeiro Rosa fez uso da palavra e falou sobre a parte técnica do projeto, sobre seu funcionamento e sobre a importância do mesmo para o Meio Ambiente. “Vamos precisar da ajuda de todos, principalmente das secretarias de saúde e educação, pois somente com a mobilização da população é que se poderá alcançar os resultados esperados e importantes para o meio ambiente” disse o secretário.

O Prefeito Vinícius Barreto em seu discurso começou agradecendo a todos os presentes naquele momento e principalmente a Câmara de Vereadores pelo apoio incondicional e que tem sido essencial para o desenvolvimento da ações importantes para a cidade. “Agradeço a cada um de vocês que aqui, no lançamento deste projeto inovador em Perdizes, um projeto que coloca Perdizes em um Patamar diferenciado, poucas cidades do Estado de Minas Gerais tem a coleta seletiva, pouquíssimas cidades tem a reciclagem de lixo, poucas cidades de Minas Gerais tem a Usina de Reciclagem que funciona tão bem como a nossa, isso diminui custos para o nosso município, pois separando o lixo aqui em nossa cidade o restante que vai para Uberaba sai mais barato e economizar é muito importante. E agora com esse novo projeto da coleta seletiva com certeza colocará Perdizes entre as cidades de Minas Gerais modelo no tocante à preservação do Meio ambiente. À partir do dia 01 de outubro que vai ser efetivamente dado o início da coleta iremos fazer todos os caminhos para a reciclagem do lixo, vamos fazer a coleta, levar para a reciclagem e lá será feito o término de todo o processo.

Com certeza o “Perdizes Recicla” é um projeto pra todos nós perdizenses, todos nós da população termos orgulho e quero muito, eu prefeito e toda minha equipe contar com o apoio de todos para difundir o projeto e que o mesmo seja um sucesso. Este projeto foi extremamente estudado, extremamente pensado da forma que melhor funcionaria para nossa cidade, então hoje pra mim é um dia de muita satisfação, pode até parecer um ato simples, mas tenho a certeza da grandeza e do passo largo que nós estamos dando para Perdizes que já é referência em toda região pela sua limpeza, pela sua organização, referência agora na coleta e reciclagem do nosso lixo, isso realmente é um sonho e tenho certeza que dará certo.” Disse o Prefeito Vinícius Barreto que mais vez agradeceu a todos pela presença no lançamento deste projeto tão valioso para nossa cidade.

Durante o evento foram distribuídos panfletos informativos sobre o projeto pela secretaria de Meio Ambiente que esclareceu que, em breve novo material será distribuído para que a população possa se inteirar e saber mais como vai funcionar a coleta seletiva. Segundo o secretário Jaime várias ações estão programadas e serão executadas principalmente pela assessora do projeto e Bióloga Graciane que vai visitar as escolas, equipes de PSFs e secretarias municipais divulgando o projeto.
21/09/2019 - ASCOM