13ª PRIMAVERA DOS MUSEUS
Museus por dentro, por dentro dos museus

De 23 a 29 de setembro acontece a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram. Nessa edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!

O intuito da 13ª edição da Primavera dos Museus é envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. “O cidadão é um ser responsável, individual e coletivamente, por seu presente e por seu futuro. Para isso, precisa reconhecer, respeitar e utilizar o patrimônio que o define em sua diferença e o inscreve numa continuidade”.

“O ano de 2019 iniciou com a experiência da perda irreparável causada pelo incêndio no Museu Nacional. Tal impacto deixou uma marca indelével na nossa memória. Ao mesmo tempo, essa crise proporcionou que o IBRAM, os museus, seus profissionais e a própria sociedade buscassem novas formas de prevenção, gestão e manutenção, para que possamos cumprir a função primordial de preservação e comunicação daquilo que nos une, pois ao mesmo tempo remete a uma lembrança pessoal e coletiva.

A compreensão de que os museus são guardiões das nossas memórias, dos nossos afetos e, por excelência, espaços que auxiliam as pessoas na busca e na manutenção da sua identidade, nos envolve - enquanto indivíduos parte dessa relação - numa série de responsabilidades compartilhadas na tarefa de preservar. O ato de produzir processos, guardar artefatos e expor memoráveis coleções, sem abrir mão da segurança, demanda batalha diária contra os mais variados agentes de riscos que ameaçam de maneira incessante a integridade física e química dos museus e seus acervos, pois existir é correr riscos e resistir é combater riscos.”

E para compreendermos como essa laboriosa tarefa de tornar possível a relação entre o museu, o público e os bens, os Museus Municipais elaboraram um projeto, com o objetivo de criar oportunidades para que os perdizenses possam conhecer, respeitar e amar a história que envolve o acervo do Museu e também proporcionar aos moradores mais antigos do município a oportunidade de rever objetos, fotos e eventos do passado e ainda reviver momentos marcantes de nossa vida.

Foram convidadas pessoas da comunidade, para uma visita guiada ao Museu Histórico e em seguida, visitar o Museu de Arqueologia, onde foi apresentado um vídeo com lembranças do passado e servido um chá aos participantes.

As responsáveis pelo projeto agradecem a todos que participaram das duas tardes nos museus e comunicam que os mesmos estão abertos de segunda à sexta-feira, aguardando suas visitas.
01/10/2019 - ASCOM