PRAÇA PÚBLICA GILSONE TADEU BARBOSA - FERREIRINHA
Perdizes recebe o Projeto Leitura no Campo
Nesta quinta- feira (19), a Escola Municipal Olinda Maria da Cunha, recebeu 1.200 (mil e duzentos) novos livros, entre jornais, revista, mangás, contos, filmes e títulos juvenis. O novo acervo é uma das ações do projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare e patrocínio da Bayer via Lei Rouanet e Ministério da Cultura.

Além de títulos que são de difícil acesso e estão entre os mais procurados pelo público infantil e adolescente, a escola ganha a revitalização da sua biblioteca com novo espaço de pintura, mesas e cadeiras de leitura e ambientação lúdica para acolhimento dos seus 515 alunos.

Segundo a representante da Rede Educare, Teresa Carvalho, participar desta ação é essencial para a empresa, pois ajuda no desenvolvimento das comunidades em que está inserida. “Acreditamos que investir em educação é o caminho para que transformações aconteçam. Esta parceria coloca isso em prática por meio do incentivo à leitura”, afirma.

Juliana agrônoma da empresa Bayer fez uso da palavra e disse acreditar sempre que histórias inspiradoras devem ser divulgadas e que compartilhava com todos uma grande emoção na entrega da biblioteca. “Hoje foi a inauguração da biblioteca, numa escola com alunos em sua maioria carentes, mas, com a melhor nota da região. Deus premia através das nossas mãos.” Disse Juliana.

“Nós já desenvolvemos projetos de leitura na escola, e esse espaço para nós só vem somar e estimular ainda mais nossos professores e alunos a voltarem-se com maior vigor à leitura. Os livros aumentam nosso conhecimento, melhoram comunicação, a escrita e soltam a imaginação, estimulando a criatividade. Quero agradecer ao Prefeito Vinícius Barreto, a Câmara de Vereadores e também a Secretária de Educação e sua equipe por serem tão atentos preocupados e sempre solícitos quando o assunto é educação, pra mim é um privilégio e uma alegria enorme estar á frente desta escola e pela confiança que os senhores me deram para poder cuidar dela.

Meu carinho e agradecimento especial também a Juliana da Bayer, a Teresa da Rede Educare e a todos os envolvidos neste projeto que presenteou nossa escola com uma acervo que irá contribuir muito para nossas atividades, agradeço também a minha equipe de professores e a todos os funcionários da Escola Olinda que somam forças para que possamos manter nossa qualidade de ensino.” Comenta a Diretora da Escola Alba Valéria Dornelas.

O projeto Leitura no Campo busca a formação de novos leitores. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização dos espaços de leitura. O foco é oferecer novos títulos que abrangem temas atuais, dando espaço para a diversidade.

O projeto atua em espaços que precisam de suporte e melhorias para atender as comunidades do país, oferecendo uma gama maior de livros em espaços qualificados. Numa visão mais ampla, o projeto aposta na qualidade técnica dos serviços prestados para alcançar o objetivo final de formação de novos leitores.

O objetivo vai além de ter bibliotecas, precisamos democratizar a leitura e o ato de ler. Precisamos resgatar o valor do livro, o valor de ler e dividir histórias. As bibliotecas são espaços vivos para trabalhar a imaginação, a colaboração, a aprendizagem e a produção de conhecimento." explica Teresa Carvalho, diretora da Rede Educare.

Durante o evento que aconteceu na escola e na presença dos alunos do turno vespertino estavam presentes autoridades como: O Prefeito Vinícius Barreto, o Presidente da Câmara Luiz Fábio Vieira, os vereadores: Dra. Claudia Barreto e Gilmar Borges, os Secretários Municipais: Nádia Cássia, Milton Reis e Josimar Silva, a Diretora da escola Olinda Alva Valéria, a Representante da Educare Teresa Carvalho, a engenheira agrônoma representante da Bayer Juliana Cristina da Silva, os representantes técnicos de vendas da Bayer José Neri e André.

A Escola Olinda Maria da Cunha recebeu este presente através de um concurso de redação onde a agrônoma da Bayer Juliana Cristina, filha de Perdizes participou e a mesma presenteou a escola após ganhar este concurso que faz parte do projeto Leitura no Campo onde a empresa Bayer é patrocinadora e a Educare é produtora cultural, empresa que realiza projetos voltados à educação, sustentabilidade, formação de leitores e novas plateias através da implantação de bibliotecas em escolas ou instituições.

Durante o evento a professora Áurea da Escola Olinda juntamente com seus alunos preparam duas belas apresentações artísticas que encartaram a todos os presentes. Durante o evento também fez uso da palavra o Presidente da Câmara Luiz Fábio Vieira, onde o mesmo agradeceu a agrônoma Juliana por presentear a escola e também Perdizes pela indicação da biblioteca, agradeceu a diretora Alba Valéria pela recepção e agradeceu e elogiou o Prefeito Vinícius Barreto pela dedicação e preocupação com as escolas e CMEIS do município. “Nossas escolas e nossos CMEIS estão impecáveis, nossos alunos e a comunidade escolar estão sempre muito bem assistidos pela prefeitura, resultado disso são os ótimos resultados que Perdizes vêm tendo na educação nos últimos tempos”. Disse o Presidente da Câmara.

O Prefeito Vinícius Barreto deu início ao seu discurso cumprimentando todos os presentes e em especial a diretora Alva Valéria que tem feito um ótimo trabalho à frente da escola e também a Secretária de Educação Nádia e as pedagogas do município Cibele, Ana Maria e Renata que tem trabalhando juntamente com toda equipe da secretaria de educação para que o município continue tendo ótimos resultados, pois pelo segundo ano consecutivo alcançou primeiro lugar em toda região.

“Tenho muito orgulho de toda equipe e também de todos os professores de nosso município que não medem esforços para que Perdizes se destaque na educação, agradeço a Juliana nossa conterrânea e que nos presenteou nos indicando este espaço que será de muita importância para a escola e seus alunos. Me sinto feliz em estar podendo fazer por Perdizes e pela educação do município, mesmo nos momentos difíceis não abrimos mão de estar sempre buscando recursos e investindo na educação, todas as escolas e CMEIS de nosso município recebem nosso olhar voltado para a qualidade e que tem um padrão exemplar e com o apoio de toda nossa equipe e também da Câmara de Vereadores estamos conseguindo sempre ótimos resultados.

Temos conseguido grandes vitórias, todas as escolas e CMEIS receberam melhorias, melhorias importantes, melhorias que há muito tempo as escolas de Perdizes não recebiam. Tenho um compromisso com a escola Olinda que é de complementar este projeto aqui hoje que é a construção da nova biblioteca que será entregue em janeiro de 2020 e com a entrega da nova biblioteca teremos também mais duas salas de aula para atender mais crianças e isso realmente é de muita importância para a escola e para Perdizes, pois é de nossa responsabilidade para com as crianças, garantir a elas uma educação de qualidade para que as mesmas tenham um futuro garantido.

A nossa responsabilidade vem da sala de aula até a garantia de uma merenda de qualidade para as crianças, oferecemos uma merenda de alto nível acompanhada por nutricionista em todas as escolas e CMEIS. Vamos inaugurar também uma sala de capacitação para os professores na secretaria de educação, ela irá servir de constantes cursos para nossos professores para que não percam nunca a qualidade e que se qualifiquem cada vez mais para que possam dar o seu melhor para os alunos repassando seus conhecimentos e assim manter a educação de Perdizes sempre no patamar de exemplo da região como é hoje. Perdizes hoje é referência na região na área da educação. Disse o Prefeito Vinícius Barreto que mais uma vez agradeceu a todos e em especial a os representantes da Bayer e Educare por presentear Perdizes com tão importante projeto.

Logo após as apresentações e discursos todos os presentes e alunos puderam conhecer o novo espaço de leitura e atividades da Escola Municipal Olinda Maria da Cunha. Veja a seguir fotos do evento e a redação da Agrônoma Juliana Cristina da Silva.

Redação:

Juliana contou sua própria história de vida e ganhou a biblioteca para escola Olinda em Perdizes sua cidade Natal.

Nasci e cresci numa fazenda em Perdizes MG, onde morava com minha Mãe Ana Rita, meu pai Reinaldo e minha irmã Jacqueline.

Mamãe levantava muito cedo para levar-nos até o ponto do ônibus escolar. A viagem até a cidade levava em torno de 30 min. Estudava até as 12:00 e era acolhida na casa dos meus queridos avós até as 17:00, quando o ônibus retornava para fazenda.

Graças a Deus, minha família e meu próprio esforço passei na Universidade Federal de Uberlândia no curso agronomia, fiz mestrado e é com muito orgulho que hoje faço parte da empresa Bayer umas das maiores empresas do mundo.

Nunca deixei de reconhecer e agradecer minhas origens, sei que hoje ainda temos muitas crianças que fazem o mesmo trajeto que o meu, no entanto, são poucas que possuem a casa dos avós para serem acolhidos, essa biblioteca seria importante para acolher as crianças que ainda passam por essa situação e a todas que sonham em conquistar o mundo.
01/10/2019 - ASCOM
Av. Gercino Coutinho, 20 - Centro - Perdizes/MG
CNPJ: 18.140.772/0001-94 - (34) 3663-1341
Prefeitura Municipal de Perdizes - Todos os direitos reservados - 2017