Professores da prefeitura têm aumento de 12,84% em 2020.
A Prefeitura de Perdizes está entre as que implantaram e continuam cumprindo o pagamento do Piso Nacional para todos os professores municipais. O piso foi criado em julho de 2008 pelo Governo Federal em cumprimento a constituição Federal e consiste em aumentos automáticos para todos os professores do Brasil determinados a cada ano, um processo similar ao do salário mínimo. Mesmo sendo lei, nem todos os Municípios e Estados cumprem inclusive o próprio Estado de Minas Gerais que até hoje ainda não consegue cumprir o pagamento do piso nacional, que é sempre determinado para uma carga horária de 40 horas semanais e pago proporcional para os cargos com menor carga horária.

A tabela de aumento, foi divulgada no final do mês passado e o aumento dado pela prefeitura este ano foi de 12,84%. Segundo o responsável pelo RH da prefeitura Paulo Nogueira Junior, o Prefeito Vinícius Barreto determinou a formalização do aumento aos professores integralmente já no mês de janeiro. Em Perdizes professores passam a ter salários brutos iniciais de R$ 2.078,00 para cada cargo de 24 horas ou de R$2.597,00 para cargo de 30 horas semanais (não inclusos os rendimentos de cartão alimentação).

Alguns municípios através da AMM (Associação Mineira dos Municípios e CNM (Confederação Nacional dos Municípios) dizem que vários municípios, terão dificuldades em assumirem o aumento nas despesas para 2020 que inclusive alertou o Governo para risco de folhas de pagamentos ficarem novamente sem serem cumpridas como já aconteceu e pode voltar acontecer em 2020. Em nota divulga em seu site a Confederação destaca que o reajuste dos professores será, novamente, acima da inflação acumulada no ano anterior.

A entidade se reunirá com o representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para apresentar o impacto desse aumento nos cofres municipais e para firmar posição favorável a urgente alteração do critério de reajuste anual do piso nacional do magistério, com a adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), tal como propõe o Projeto de Lei (PL) 3.776/2008, do Poder Executivo. O Prefeito de Perdizes Vinícius Barreto comentou que seu município já passou por vários ajustes e que como sempre faz, a equipe da administração planejou para continuar a cumprir a lei. “Sabemos que todos os servidores precisam ser valorizados e a educação é um setor que prepara o futuro de toda uma sociedade, portanto planejamos para cumprir o piso, manter a folha em dia e assegurar benefícios dentro da possibilidade, para os servidores do município, como por exemplo dobrar o valor do cartão alimentação no prazo de 12 meses, e tenho convicção que assim como aconteceu até hoje, estamos seguros de que o trabalho responsável que desenvolvemos e por isso fomos até criticados, foi feito justamente para que nossa cidade se preparasse para os novos tempos, passe por eventuais crises e mantenha obras e serviços em andamento.” disse Vinícius ao ser questionado.
08/02/2020 - ASCOM