Curso de Capacitação para os novos Conselheiros Tutelares
O Juiz da Comarca de Perdizes Drº Claudio Henrique Brasileiro em parceria com os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescentes da Cidade de Perdizes e Pedrinópolis realizaram nos dias 02 à 04/03 uma capacitação aos Conselheiros.

O curso de capacitação ministrado pelo Juiz da Comarca Dr. Claudio teve como objetivo o Fortalecimento para os novos Conselheiros Tutelares eleitos da cidade de Perdizes e Pedrinópolis.

A capacitação foi ministrada nas dependências do Fórum na cidade de Perdizes que objetivou a qualificação dos conselheiros para o exercício da função complexa de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. O treinamento também ofereceu noções das questões básicas que envolvem a garantia dos direitos humanos expressas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Esteve presente também no evento a Drª Barbara Francine Prette Nunes Promotora de Justiça, onde a mesma falou sobre o dia a dia do Conselho Tutelar e suas funções, atribuições e competências e necessidades de constante articulação com a rede de atendimento ás crianças e adolescentes.

Ana Flavia Cunha de Lima Assistente Social da Comarca de Perdizes abordou a questão de interesse do Conselho Tutelar no ramo do serviço social. A psicóloga Tânia Schwingel Markus, falou sobre: “Família" A abordagem de questões de interesse do Conselho Tutelar no ramo da Psicologia.

Professora da UNIARAXÁ Fabíola Cristina Melo, ministrou uma aula sobre: Elaboração de documentos oficiais (Oficio e Relatórios)e técnicas de redação com concisão,clareza e adequação gramatical. O Professor da UNIARAXÁ Bráulio Ramos da Silva (Psicólogo) Falou sobre Ética e Postura Profissional e Pessoal.

Entre outros assuntos, foi falado sobre a questão da ética do Conselheiro e suas atribuições e ressaltaram a importância do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Com uma grande experiência no assunto, o Juiz da Comarca Dr. Claudio Henrique Cardoso Brasileiro explicou que esse tipo de capacitação de maneira geral tem o objetivo de aumentar o conhecimento por parte dos conselheiros e profissionais que lidam nessa área, de suas funções e atribuições.

Os novos membros do Conselho Tutelar e suplentes se preparam para atuar na proteção e defesa de nossas crianças e adolescentes nos próximos três anos. A Presidente do COMDECAP de Perdizes Janete Carrilho juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes da cidade de Pedrinópolis organizaram todo o evento e estiveram presente durante os dias de capacitação. “Acho importante a capacitação dos conselheiros, quanto mais preparados estiverem, melhor irão cumprir seu papel perante a preservação dos direitos da criança e adolescentes.” Comentou a presidente do COMDECAP Perdizes sobre a capacitação que teve duração de 26 horas.
13/03/2020 - ASCOM