Considerando a responsabilidade municipal em desenvolver políticas públicas eficientes no controle populacional e de proteção a cães e gatos no município de Perdizes/MG, foi criado o programa Amigo das 4Patas.
O objetivo inicial era fazer o levantamento dos pets, contabilizando os que já haviam sido castrados e questionando os proprietários sobre o interesse em realizar a castração. Houve também a contabilização de cães de rua, através de busca ativa pelos bairros da cidade, identificando pontos de comida e responsáveis comunitários desses animais.
Todo esse trabalho foi realizado pela Assessoria de Programas e Ações em Saúde, através do servidor Kayque Marques de Castro, em um trabalho conjunto com as associações que levantam a bandeira da causa animal, sendo elas: Patas do Bem e APPA.
Após o levantamento de dados, cumprindo o compromisso assumindo junto ao Ministério Público de Minas Gerais e com o apoio financeiro do Deputado Federal Fred Costa, foi realizado o Primeiro Mutirão de Castração em Perdizes, entre os dias 18 a 21 de novembro de 2.020.
O mutirão contemplou a castração de 300 (trezentos) animais, sendo 60 (sessenta) cães; 186 (cento e oitenta e seis) cadelas; 27 (vinte e sete) gatos e 27 (vinte e sete gatas). Desse total 45 (quarenta e cinco animais) eram de rua e foram cuidados pelas associações Patas do Bem e APPA.
O procedimento para castração foi realizado por uma Equipe Técnica da cidade de Ubá, composta por 03 (três) veterinários e 03 (três) assistentes, sendo as etapas: avaliação do animal, sedação, cirurgia e pós-cirúrgico (recuperação). A cirurgia tinha duração de no máximo 7 minutos e após a realização do procedimento, eram colocadas as roupa afim de evitar o contato do animal com o local da cirurgia.
Importante destacar a parceria da Prefeitura Municipal de Perdizes com as associações APPA e Patas do Bem que voluntariamente colaboraram efetivamente nos 04 (quatro) dias de castração.
Nosso agradecimento a todos os colaboradores e equipes envolvidas nesse projeto: APPA, Patas do Bem, equipe de captura, voluntários, lares solidários, equipe do pós-cirúrgico. Temos a certeza que foi o início de um grande projeto que beneficiará os animais e toda população perdizense, já que castrar é um ato de amor e responsabilidade de todos.
|