EDUCAÇÃO MUNICIPAL SOB NOVO OLHAR
Nova Administração Municipal e nova gestão na Secretaria Municipal de Educação buscam melhoria para a Educação de Perdizes

A Secretaria de Educação de Perdizes vem a alguns anos apresentando resultados de excelência nos processos de Avaliações Sistêmicas a nível estadual e federal. A continuidade desse trabalho precisa acontecer, e a busca por melhoria se faz necessária. Assim a proposta da Secretária Municipal de Educação, professora Conceição Aparecida Cunha Alves, é de muito trabalho, comprometimento, competência e bons resultados. Inicia-se um novo tempo que traz projetos e ideias inovadoras para o caminho a ser trilhado num processo de travessia para a Educação Municipal em quatro anos da Administração 2021/2024.

O propósito do Prefeito Sr. Antônio Roberto Bergamasco de construir uma administração histórica para o nosso povo é meta também na Secretaria de Educação, que visa atender aos anseios e solicitações da comunidade, construirEducação em Rede buscando mudança de perfil, postura e atitudes para o trabalho em todas as instituições municipais de ensino. Os valores primordiais da vida humana serão exercidos por todos os servidores que deverão pautar suas ações em ética, respeito, responsabilidade, pontualidade e competência. A gestão das escolas será democrática e participativa, de modo que os servidores pratiquem a alegria, trabalhem com entusiasmo e disseminem bons exemplos e positividade.

“Queremos leveza nas atitudes e ações, equidade nas decisões e boas práticas compartilhadas.Para o ano de 2021 já buscamos a contratação de um Sistema de Ensino com objetivo de atender o ensino em rede, favorecer a qualidade do processo ensino e aprendizagem e proporcionar aos professores riqueza de material na organização das aulas, capacitações e direcionamento para o trabalho”, considerou a professora Conceição.

A escolha da Equipe diretiva e pedagógica das escolas aconteceu pautada em análise do percurso dos servidores, competência e resultados de seu trabalho, e postura nas atitudes e decisões como servidores municipais.

Foram realizadas reuniões para alinhamento dos propósitos, coordenar ações e posturas da Equipe Diretiva e servidores da Rede.Todas elas foram dirigidas pela Secretária, professora Conceição, que apresentou detalhadamente as metas e objetivos propostos para esse ano letivo.

Em parceria com o Departamento Jurídico e RH, servidores afastados para tratamento de saúde foram encaminhados para perícia e tiveram suas situações definidas.

Em visita ao Museu Histórico “Ubaldino Alvarenga de Resende” e Museu Arqueológico, a Secretária juntamente com o Prefeito e a Chefe do Setor de Cultura Sra. Janeth Galo, foram definidas ações necessárias para garantir a segurança do Patrimônio, assim como análise física dos espaços necessários a acomodação adequada do acervo.

Por decisão conjunta da Administração e Secretaria de Educação após varias reuniões, foi implantado um sistema mais justo para contratação de servidores, por tempo determinado e para as vagas temporárias, através de Processo Seletivo Simplificado por Edital.

Cumprindo as diretivas do MEC e buscando discutir formas de incentivo para que Produtores da Agricultura Familiar de Perdizes participassem da parceria Município - Agricultores para o fornecimento de produtos para a merenda escolar das Escolas do Município, reuniram-se a Secretária Municipal de Agricultura e Meio e Ambiente, Sra. Thais Almeida, a Extensionista da EMATER, Sra. Aline, a Secretária de Educação, Sra. Conceição, a Coordenadora Financeira da SEMECELT, Sra. Rosa Maria, a Nutricionista, Sra. Daniela Simões, a Presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Sra. Quedma Ferreira, o Assessor do Setor de Licitações da Prefeitura, Sr. Ray Teles.

Atendendo a demanda de vagas para a Educação Infantil e Creche a Prefeitura está ampliando salas no CMEI Geralda Rita de Oliveira, visando atender maior número de crianças, assim que forem autorizados os retornos presenciais nas escolas.

Por fim, a Secretária destaca que “são muitos atendimentos presenciais, visitas às Escolas da Rede, monitoramento de todas as ações implementadas, apoio incondicional do Prefeito Sr. Antônio Roberto Bergamasco, do Departamento Jurídico, Procurador Dr. Flamarion Carvalho e Dra. Maria Janaína, que nos auxiliam nas decisões. Temos envidado esforços no sentido de oferecermos o nosso melhor em busca da Educação de qualidade que nossas crianças merecem e nossas Escolas oferecem. Parafraseando Thiago de Melo, afirmo que não temos um caminho novo, apenas buscamos um novo jeito de caminhar”.
18/03/2021 - ASCOM