Semana Nacional de Museus
De 17 a 23 de maio acontecerá a 19ª Semana de Museus. Nosso Município participará com os Museu Arqueológico Dra. Márcia Angelina Alves e o Museu Histórico Ubaldino Alvarenga de Resende, ambos cadastrados no IBRAM.

Reiteramos o que venha ser um museu, ”uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educação e a fruição”.

Daí vemos a importância de um Museu no Município, pois é uma casa de criação onde se preserva a memória da cidade, do país, de uma pessoa. Enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo.

O Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo e reimaginar o futuro. Assim a Semana Nacional de Museus traz como tema neste 2021: “O FUTURO DOS MUSEUS: RECUPERAR E REIMAGINAR”. Isto significa reimaginar um futuro para os museus, não apenas dialogar com os avanços tecnológicos, mas também compreender como afetam nossa maneira de ser e estar no mundo. Significa também enfrentar barreiras daquilo que está secularmente musealizado, reinterpretar os erros, rever memórias e reimaginar histórias.

Os museus que herdamos são agora nossa responsabilidade. Não apenas os museus, mas suas coleções, suas práticas e performances que trazem, estimulam e projetam histórias.

É no aqui e agora que podemos reimaginar, transformar e construir os museus que queremos projetar no amanhã. Está aberto a todos, o convite para visitar nossos museus, na Praça Governador Valadares. É o momento certo para inteirar da cultura do nosso povo e valorizar a memória de nossa gente.
13/05/2021 - Ascom