Árvores Pau-Brasil no município de Perdizes foram catalogadas para melhor preservação.
Símbolo da nossa nação!

Primeiro, pelo expressivo valor econômico que teve no passado, na época colonial, e também por sua importância histórico-cultural, vez que se faz representante da flora brasileira e resgata um pouco de nossas origens.

Nativo das florestas tropicais da costa brasileira, o Pau-Brasil pode atingir até 30 metros de altura e um metro e meio de diâmetro do tronco. De casca dura e pontiaguda, muito utilizado para a fabricação de móveis, sendo destaque o extrato de cor avermelhada presente no interior do tronco.

Devido à intensa extração do Pau-Brasil no período colonial, não tardou para que a árvore fosse se esgotando, sendo hoje uma espécie em extinção.

Buscando a valorização e preservação do Patrimônio Natural e Histórico do Município de Perdizes, o que assume importância ainda maior na atualidade, em que se superestima o estrangeiro em detrimento do que é nacional, a Prefeitura Municipal de Perdizes através da Secretaria de Educação e seu Setor de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, introduziram em sua programação a preservação e inventariado das árvores de Pau-Brasil no munícipio.

Após alguns dias de pesquisa e estudos foram localizadas espécies da árvore em alguns locais da cidade como na Praça Governador Valadares, Escola Estadual Padre João Balker e também na praça da comunidade de Perdizinha. As mesmas foram catalogadas e receberam marcação de cercado para tornar mais fácil sua proteção que será fiscalizada pelas secretarias e setor acima mencionados.

É dever do município zelar pela preservação e recuperação do meio ambiente em seu território, em benefício das gerações atuais e futuras e foi pensando nisso que a Prefeitura assumiu a responsabilidade e o cuidado da preservação de um dos maiores símbolos brasileiros.
27/05/2021 - Ascom