O setor de Cultura do Município cria Associação dos artesãos
A Prefeitura Municipal de Perdizes, através da Secretaria Municipal de Educação e o seu Setor de Cultura e Turismo, não só cria a associação dos artesãos de Perdizes, como trabalha para sua valorização.

Valorizar e qualificar os empreendedores artesanais e desenvolver o setor de artesanato e manualidades para promover qualificação e geração de renda é um dos principais objetivos da Associação dos Artesãos do município de Perdizes.

Considerando que o artesanato é fonte de renda, meio de estilo de vida alternativa e sustentável de consumo, entre outros, é que esta associação se justifica para reunir os artesãos de Perdizes e juntos terem vez e voz.

O brasileiro, de forma generalizada, ainda enxerga o produto artesanal como algo rude, primitivo e pouco complexo. Segundo a curadora, historiadora e pesquisadora Adélia Borges: “A única coisa primitiva sobre nosso artesanato é o nosso conhecimento a respeito dele”.

Portanto a valorização do artesanato torna-se um movimento de grande valia, pois tem impacto direto na vida do artesão. É a partir dela que você incentiva a criação de produtos únicos, com a essência e singularidade de cada produtor. Além de contribuir para um mercado mais justo e sustentável.

Segundo a Chefe do Setor de Cultura e Turismo do Município a Dra. Janeth Galo, existem várias formas de se inserir as pessoas no mercado de trabalho. “No passado o papel do poder público era dizer a população quais eram as vagas no mercado de trabalho e fazer a aproximação entre a oferta e a demanda de trabalho. Isso evoluiu. O trabalho não é simplesmente carteira assinada. A gente tem muito que evoluir para fomentar o associativismo e o cooperativismo” , disse.

A Associação dos Artesãos de Perdizes irá promover uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas e estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local. Entre outras ações, contará com qualificação profissional, realização de feiras e eventos, incentivo à formalização e articulação de parcerias.

“O conjunto de ações previstas para a Associação vai impulsionar o setor e mostrar toda a riqueza e a diversidade da produção da nossa cidade” , destaca também a Secretária de Educação Conceição que tem mostrado total apoio a esta iniciativa.

Assim sendo, convidamos todos os artesãos do Município para se inscreverem e se associarem.

Para maiores explicações nos colocamos à disposição através do WhatsApp (34.99142-6591) e pelo e-mail: cultura@perdizes.mg.gov.br.

Estamos prontos para valorizar seu trabalho, seja ele de qualquer natureza. Valorize-se!

É a Prefeitura de Perdizes, cuidando das pessoas, fazendo acontecer!
24/06/2021 - SEMECELT / Ascom