Gotas de Cultura: A Gastronomia do nosso País!
A gastronomia é um ramo de conhecimento que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo pode ser um (a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados. Por exemplo, pode se preocupar com o vestuário, música ou dança que acompanham as refeições. O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles, retirar o máximo benefício.

A humanidade cedo percebeu as virtudes da associação de certas plantas aromáticas aos alimentos para lhes exaltar o sabor, contribuir para a sua conservação e permitir uma melhor e mais saudável assimilação por parte do corpo. A título de exemplo, a busca das especiarias foi um dos fatores que contribuíram para a Era dos Descobrimentos.

O Brasil é um país que contempla diferentes culturas, dentre as quais a europeia (com imigrantes vindos de Portugal, Itália, Alemanha, Polônia, etc.), a indígena, a africana e também a asiática (imigrantes japoneses, chineses, etc.). Assim, há uma enorme diversidade culinária e gastronômica, espalhada pelas 5 regiões do país, como a feijoada, moqueca, carne de sol, tapioca, açaí, churrasco, pão de queijo, coxinha, feijão tropeiro, acarajé, frango caipira, caldo de piranha, broa, brigadeiro, pudim de leite condensado, cocadas, vatapá, chambarí, mané pelado, variedades em pratos com batata e mandioca, quitandas, queijos artesanais, molhos de pimentas, geleias, conservas, biscoitos artesanais, tacacá, pato no tucupi, maniçoba, tambaqui, pamonha, pizza, arroz carreteiro, entre tantos outros. Fazemos da nossa gastronomia, o servir de gotas da base da nossa cultura.

O Setor de Cultura está disponibilizando um cadastramento dos gastrônomos do Município.

Se você é cozinheira(o), doceira(o), quitandeira(o), salgadeira(o), trabalha com queijos artesanais, cachaça, molhos ou esteja em qualquer outro ramo da gastronomia, se inscreva, não fique no anonimato. Entre em contato com o Setor de Cultura e Turismo através do telefone: (34) 9 9142-6591 ou pelo e-mail: cultura@perdizes.mg.gov.br.
Se informe!
22/07/2021 - ASCOM/ SEMECELT - Setor de Cultura e Turismo