Prefeitura realiza castração de 304 animais do nosso município
Nessa terça-feira, dia 03, teve início o projeto de castração dos animais do nosso Município. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Limpeza Pública juntamente com a Secretaria de Saúde, através do Setor de Zoonoses, e teve como parceiros o Sindicato Rural de Perdizes, APPA, a ONG Patas do Bem e o Sr. Moacir Abadio.

De acordo com a Secretária de Agropecuária Sra. Thaís Almeida, foram realizadas 304 castrações, em vários animais de rua, de estimação e também da zona rural, conforme os cadastros feitos no Setor de Zoonoses. “A castração não é uma forma de mutilação, mas sim de prevenção de doenças graves, da reprodução desenfreada e também do abandono de filhotes nas ruas da cidade. Isso é um ato de amor e de carinho com o animal.” destacou a Sra. Thais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães. Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos. E no caso dos gatos, esse número chega a 70 mil filhotes. A castração ainda ajuda na redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais (como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga). O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva.

Assim pensando o Prefeito Roberto Bergamasco deu maior apoio e incentivo para que estas ações acontecessem “Lembrando que estes procedimentos ocorreram seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID 19, e ainda sei que estas ações são de suma importância para evitar a procriação e o abandono dos animais nas ruas” reafirmou o Prefeito.

Ações como estas fazem parte dos planos e projetos das Secretarias Municipais que buscam sempre o melhor para a população de Perdizes.

É a Prefeitura de Perdizes cuidando das Pessoas, fazendo acontecer!
09/08/2021 - ASCOM – Sivolc Productions