Secretaria de Educação comemora volta presencial de aulas no município.
Um dos setores mais afetados pela pandemia é, sem dúvidas, o da educação. Isso porque, com o avanço no número de casos em todo o Brasil, as atividades presenciais realizadas em escolas, faculdades, centros de ensino e afins tiveram de ser paralisadas por tempo indeterminado.

Essa medida levou alunos a atrasarem o calendário, currículo de aprendizagem e a formação deles. Não é para menos que estudantes, pais, e também, empreendedores do ramo questionam-se sobre quando e como será a volta às aulas.

A volta às aulas presenciais nas escolas municipais em Perdizes terá início na terça-feira (10), e para que isso aconteça de forma segura e organizada a Secretaria Municipal de Educação realizou reuniões durante toda essa semana com diretores, coordenadores, equipe pedagógica, auxiliares de serviços gerais e também com os envolvidos do transporte escolar para esclarecimentos, orientações sobre cuidados e prevenção para que a volta as aulas de forma híbrida aconteça da melhor forma possível.

O retorno das aulas trará uma série de medidas que vão ser seguidas e colocadas em prática pelas instituições para que alunos, professores e demais profissionais que trabalham nesses locais não coloquem a própria saúde em risco durante essa nova realidade. A seguir, você confere algumas delas:

• contar com horários de intervalo diversificado para cada turma/série para que não ocorram aglomerações em corredores, cantinas ou áreas livres;
  • obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as dependências da instituição, tanto para quem faz uso dela quanto para quem a visita;
  • disponibilização de assentos para os alunos dentro das salas sempre respeitando o distanciamento mínimo;
  • uma rotina de limpeza e desinfecção diária, não só dos espaços internos da instituição, mas também de equipamentos, móveis, materiais didáticos e afins.

• A Resolução SEE/MG nº 4.506/2021, institui o Ensino Híbrido nas instituições escolares, que é um modelo educacional constituído por mais de uma estratégia de acesso às aulas, em que o processo de ensino aprendizagem ocorre em formato presencial e não presencial com retorno gradual e seguro dos estudantes às atividades presenciais.

A volta às aulas na modalidade híbrida será aplicada para alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental e EJA ensino fundamental I e II. Vale lembrar que tudo está sendo seguido de acordo com determinações do Plano Minas Consciente e aguardando definição de uma data da volta às aulas que seja universal, ou seja, válida para todo o estado.

"Nós estamos muito animados. Tínhamos a certeza de que isso ia se dar, porque estamos com esses protocolos já prontos há alguns meses, nos reunindo e nos preparando para a volta às aulas. Todas as escolas estão preparadas pra dar segurança às famílias. Então nós estamos conscientes de que as escolas estarão com um ambiente seguro pra dar tranquilidade às famílias." Comentou a Secretária Municipal de Educação Conceição.

Segundo o estudioso Lev S. Vygotsky, “o desenvolvimento do conhecimento do aluno se dá por meio da interação com os outros indivíduos”, daí a importância do retorno às aulas, mesmo que de forma híbrida, para que as crianças possam ter a oportunidade de se interagirem com o meio social, com seus pares, para além das relações familiares, valorizando a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriando-se de conhecimentos e experiências que possibilitem entender as relações próprias do mundo e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, na perspectiva de adquirir as habilidades e competências necessárias para o convívio em sociedade.

As instituições escolares da Rede Municipal atenderão 50% dos alunos em dias alternados, turma 1 (segunda-feira e quinta-feira), turma 2 (terça-feira e sexta-feira), sendo a quarta-feira reservada para o vazio sanitário (higienização de todas as dependências da escola) estabelecido pela Vigilância Sanitária, através do Protocolo Sanitário. Neste dia os alunos serão atendidos de forma on-line e através de vídeo aulas.

No dia 09/08/2021 estará sendo realizado o cadastro para os alunos do transporte escolar, que seguirá todos os protocolos sanitários e terá como parâmetro a lotação de 50% da capacidade do veículo, para segurança dos alunos.

Ressaltamos que a equipe de profissionais das escolas está preparada para acolher os alunos em suas individualidades e singularidades, e nas mais diversas necessidades, buscando atender e suprir suas fragilidades. Para isso a criança precisa estar na escola e a família como a grande parceira, deve acreditar que a escola é, sem dúvida, um espaço seguro para seu filho estar e usufruir do que lhe é de direito, a APRENDIZAGEM. Escola e família fortes, geram indivíduos seguros, responsáveis, comprometidos. São esses cidadãos que construirão um futuro brilhante.

É a Prefeitura de Perdizes, cuidando das pessoas, fazendo acontecer!
    09/08/2021 - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo