Primeiro Prefeito de Perdizes/MG
“Há quem diga que viver de passado é desprezar o futuro.
Há quem pense o contrário.
Há quem enxergue no que já passou, a raiz de tudo que existe hoje, o mesmo que consegue impulsionar o futuro.”

Olhares diferentes, posições diferentes, época diferentes, isto é, até positivo. Porém uma coisa que não se nega, é que em tudo que temos hoje, houve pioneiros que com erros e acertos foram moldando o futuro, ou seja, o hoje.
Assim abrimos esta coluna que uma vez por mês vamos fazer referências aos políticos de Perdizes que no passado foram construindo nosso Município, traçando caminhos para os atuais.

RICARDO FONSECA
Gestão 1939 a 1941

Com o Decreto Lei nº 148 de 17 de dezembro de 1938, nasceu um novo Município que recebeu o nome de Perdizes.

Na época o Brasil vivia sob o regime da ditadura, tendo no comando o Ex-Presidente Getúlio Dornelles Vargas, e como Governador do Estado de Minas Gerais o Dr. Benedito Valadares, que designou para Prefeito do novo Município, o Sr. Ricardo Fonseca, farmacêutico de grande prestígio da comunidade.

Ao Governador deve-se o nome de Perdizes, pois aqui tinha a ave Perdiz em abundância, e era a caça preferida do então Governador. Desta forma os responsáveis pelo nome da cidade acreditavam que era uma maneira de trazê-lo ao Município. No entanto, a tentativa restou infrutífera, pois ele nunca veio.

Ressalta-se que no ano de 1939 não haviam eleições para Prefeito, por isso o Sr. Ricardo Fonseca foi nomeado pelo Governador, tomando posse no dia 01 de janeiro de 1939.

Assim que assumiu a Prefeitura, Ricardo Fonseca procurou organizar administrativamente o Munícipio, criando cargos públicos necessários, fazendo a administração de rotina, que não aparecia muito por falta de moradores e recursos da Prefeitura, cuja renda era mínima.

Só podia contar com a pequena receita do Município, sem ajuda por parte do Estado, e muito menos a distribuição de renda como é feito hoje por parte do mesmo e da União.

Dentre os feitos durante os anos de seu mandato destacam-se a construção do Cemitério Municipal, e a organização dos logradouros públicos.

No dia 02 de setembro de 1939, foi instalado no Município uma usina de maior potência, proporcionando acesso a luz elétrica. Esta usina foi construída pelo Sr. João Luciano Barbosa (João Oliveira), que vendeu uma fazenda para realizar a construção.

Alguns descontentes com a Administração Municipal, liderados pelo Sr. Edno Silva, começaram um movimento para afastar o Sr. Ricardo Fonseca do cargo de Prefeito. Tais movimentos acrescidos de traição de antigos amigos e companheiros, ou por desgosto, ocasionaram o seu falecimento em 18 de março de 1941, sendo acometido por um infarto cardíaco, antes que consumasse o seu afastamento.

O seu governo durou por aproximadamente 02 (dois) anos.

Depois da morte do Sr. Ricardo Fonseca, o Sr. Gercino Coutinho passou a responder interinamente pela Prefeitura até a nomeação do novo Prefeito Dr. Joao Afonso Sobrinho.

27/08/2021 - Secretaria M. de Governo e Planejamento