Retomada do Esporte acontece com resultado positivo da Escolinha de Vôlei
Com atividades paralisadas desde março de 2019 por conta da pandemia da Covid-19, as Escolinhas de Esportes de Perdizes retomaram com participação das alunas da escolinha de vôlei as atividades no Campeonato Mineiro Sub 15 na cidade de Uberlândia.

O retorno da escolinha de vôlei teve início no mês passado, sob a coordenação da Diretora do Departamento de Esportes a professora Mirian Cassiano que tem vários projetos inovadores para o Departamento e para os atletas do município. As meninas do vôlei foram treinadas pelo técnico Daniel Afonso e com apenas um mês de retorno aos treinos apresentaram resultados positivo no campeonato, fruto da força de vontade das atletas e do novo olhar sobre esse trabalho principalmente voltado para a auto estima das atletas é que os ótimos resultados vieram.

Perdizes jogou com o time de Sacramento e venceu o jogo com um placar de 2X0, o segundo jogo o time UTC de Uberlândia venceu com um placar de 2X1, um ótimo resultado para quem iniciou os treinos há apenas um mês.

A Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Conceição Aparecida Cunha Alves, revela que a volta das Escolinhas será um desafio. "Os esportes e atividades físicas já eram essenciais e agora são mais ainda. Para vencer a Covid, é preciso vacinação, distanciamento, álcool gel, alimentação e também atividades físicas. É muito importante retomarmos as atividades, porque as crianças ficaram esse período de mais de um ano e meio isoladas dentro de casa, só na televisão e no videogame. Precisamos agora combater o sedentarismo, a obesidade infantil e promover a sociabilidade das crianças, que agora vão poder interagir umas com as outras. Por isso, a volta das Escolinhas vai trazer benefícios em várias áreas e precisamos muito do apoio dos pais, para que incentivem e levem as crianças", analisa ela.

Nova estrutura
As Escolinhas de Esportes, que antes da pandemia atendiam crianças e adolescentes, voltarão às atividades com uma nova estrutura de gestão. Com a coordenação de Mirian Cassiano, a mesma explica que a nova estrutura permitirá uma melhor análise para a busca pelo desenvolvimento de novos projetos.

Os projetos, em fase de elaboração pelo departamento de esportes, trarão novas modalidades esportivas que estão sendo estudadas para ofertar aos jovens mais oportunidades e mais conhecimento sobre outras práticas esportivas.

Cuidados e protocolos sanitários
A Secretaria de Educação e o Departamento de Esportes veem como um grande desafio o retorno após mais de um ano de atividades interrompidas em função da pandemia. "Vamos seguir todos os cuidados e protocolos de saúde. Será muito bom para as crianças voltarem às rotinas e às suas atividades. Sabemos que essas atividades contribuem muito para o desenvolvimento da criança, do adolescente, em seus aspectos cognitivo, motor, afetivo, e com essa volta às atividades esportivas, as crianças vão novamente ter a oportunidade de estarem se socializando", salienta a Diretora de Esportes Mirian Cassiano.

O técnico Daniel se diz ansioso pelo retorno e esclarece ainda que a orientação é para que a volta seja cautelosa, tanto nos protocolos sanitários em relação a COVID, quanto a preparação dos atletas que estão há muito tempo sem treinar, sendo assim, a volta a rotina dos treinos deve começar de forma mais branda até uma nova adaptação aos exercícios físicos. A agenda de jogos continua aos poucos, a escolinha de vôlei irá participar no dia 10 de outubro de mais um jogo na cidade de Uberaba e nós iremos ficar aqui na torcida por ótimos resultados das nossas meninas e de toda equipe do esporte de Perdizes.

É a Prefeitura de Perdizes, cuidando das pessoas, fazendo acontecer!
28/09/2021 - SEMECELT