Prefeitura realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde
A 6ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu no dia 11 de fevereiro, no Plenário da Câmara Municipal. A Conferência tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

O Plano Municipal de Saúde é o planejamento que define as políticas públicas em saúde para o período de quatros anos, em que são alinhados os compromissos da gestão para o serviço. O plano é definido a partir das discussões em congruência da participação social com os gestores públicos que avaliam as especificidades e necessidades dos munícipes. O PMS (Plano Municipal de Saúde) norteia as diretrizes a serem seguidas e orientam as ações que serão executadas nas Programações Anuais de Saúde.

A conferência foi comtemplada pela palestra da advogada Ana Maria de Oliveira Bernardes que abordou o tema: “Humanização, orçamento e gestão no SUS”. Após a palestra aconteceu a apresentação das ações e atividades da Secretaria Municipal de Saúde esplanadas pelo Secretário Municipal Dr. San Tiago Gondim.

Foram formados durante a conferência grupos de trabalhos para elaboração de propostas, e logo após houve a apresentação e votação das mesmas.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. San Tiago Gondim, ressaltou que essas propostas que nasceram a partir das discussões dos eixos, nortearão os trabalhos para os próximos anos. “Na Conferência existe uma representatividade muito grande da população e dos setores envolvidos com a Saúde e é o momento que a população pode expor seus anseios e aquilo que se espera da Administração para a Saúde”, ressalta.

A partir da participação dos usuários da rede é que surge a oportunidade de levar demandas de um bairro ou local específico para a Conferência e pleiteá-la para o Plano Municipal de Saúde, que estará em vigência de 2022 a 2025. Todas as propostas que saíram dos eixos, são importantes e irão contribuir e muito para a melhoria da Saúde do nosso Município.

11/02/2022 - ASCOM