Primeiro cinema solar do Brasil chega a Perdizes nesta sexta, dia 08
Com apoio da CBMM, o projeto Cinesolarzinho exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade por meio de oficinas artísticas; as sessões acontecem na Praça de Antinha, com entrada gratuita.
A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do projeto Cinesolarzinho, que chega a Perdizes (MG), pela primeira vez, com apoio da CBMM e atividades gratuitas para a população. A programação tem uma oficina com alunos da Escola Municipal Lúcio dos Santos e sessões de cinema na sexta-feira (08/04), na Praça de Antinha, a partir das 18 horas, com exibição de curtas-metragens brasileiros e o longa “Fala Sério, Mãe!”. A entrada é gratuita.
Álvaro Rezende, analista de Relacionamento com a Comunidade da CBMM, reforça a satisfação em proporcionar esta atividade para Perdizes e região. “Desta vez, um projeto voltado para o público infanto-juvenil, que promove, por meio da arte, entretenimento com teor educativo e permite a participação do público no ambiente das produções cinematográficas”, diz.
Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ.
O projeto - que tem a versão Cinesolarzinho para o público infantil - promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema na cidade de Perdizes, o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local.
“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialoga de forma lúdica com os jovens e as crianças da região, colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.
Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança adotados no município. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras.
O Cinesolarzinho é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da CBMM e apoio da Prefeitura Municipal de Perdizes, e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal por meio do Ministério do Turismo.
PROGRAMAÇÃO:
Perdizes
Cinesolarzinho
Oficinema Solar para alunos da Escola Municipal Lúcio dos Santos (2º endereço no Povoado da Antinha)
Data: sexta-feira (08/04) - 14h30 às 17h
Sessões de cinema
Data: sexta-feira (08/04)
Horários: 18h - Sessão Curtas
19h - ‘Fala Sério, Mãe!’
Local: Praça de Antinha – Distrito de Antinha - Perdizes
Em caso de chuva: Ginásio Poliesportivo Tibúrcio Valeriano da Trindade - Avenida Lázaro Pereira Guimarães, s/n – Distrito de Antinha
SINOPSES DOS FILMES:
‘Vida Maria’ - Diretor: Marcio Ramos, 2007, Duração: 9min - Classificação indicativa: livre
Sinopse: Uma menina de cinco anos de idade se diverte aprendendo a escrever o nome, mas é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça.
‘O Véu de Amani’ – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama – Livre
Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.
‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Brasil, 10´25, Animação. Livre
Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.
‘Procura-se’ – Direção: Iberê Carvalho – Brasil, 10min – Ficção
Sinopse: O filme conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. Nossos heróis são: Camile, Didi e Gugu. Camile é uma menina de 10 anos, muito corajosa e rica, que ao perder Bolinha, foge de casa em busca do cãozinho, iniciando uma aventura cheia de descobertas, perigos e novas amizades; Didi tem a mesma idade de Camile, é pobre e vende chicletes para ajudar em casa. Ela descobre que existe uma boa recompensa pela devolução do cachorro que seu pai encontrara e dera de presente para seu irmão Gugu. Ela decide devolver o animal, mas Gugu não aceita a ideia de perder seu novo amigo, agora batizado de Panela.
‘Fala sério, mãe!’ - Direção: Pedro Vasconcelos – Brasil, 79 minutos - Comédia, Drama, Família
Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes, está tendo a experiência de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Ela vive uma montanha-russa de emoções, com medos, frustrações e um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, a filha, Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Embora teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe.
Sobre o Cinesolar:
Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.
Ao todo, o Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.
O Cinesolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, baterias Heliar e Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.
Atendimento à imprensa
Benu Comunicação
Fernanda Martins - (16) 99331-9036
fernanda@benucomunicacao.com.br
|