Recomeçar é começar de novo. É reencontrar.
Com alegria e gratidão a Deus a Secretaria Municipal de Educação recomeçou o segundo semestre letivo reunindo toda equipe pedagógica da Rede Municipal de Perdizes, para um encontro marcado por SABERES E AFETO.

O sucesso desse recomeço depende de cada profissional ora envolvido, foi assim que demos inicio a esta nova etapa do ano, proporcionando a todo grupo um momento de reencontro, partilha, reflexão e entusiasmo.

A anfitriã do encontro deu as boas vindas a todos e enfatizou a importância de trabalhar com alegria e de buscar fazer o melhor para nossos alunos, disse que “ninguém oferece o que não tem”, daí a importância deste momento em que temos a oportunidade de ampliar o conhecimento de todos os professores com a palestra ministrada por uma escritora e professora tão renomada nacional e internacionalmente.

Contamos com a presença do Prefeito Municipal Senhor Antônio Roberto Bergamasco, que em sua fala, deixou claro que “Perdizes é um canteiro de obras” e que para a educação nada pode ser negado, pois é ali que estamos construindo os homens do futuro. Se fizeram presentes também o Procurador Geral do município Drº Flamarion Carvalho e a Drª Maria Janaína, membros da equipe jurídica da prefeitura.

Foi proferida palestra a todos os presentes pela Professora Doutora Emília Cipriano Sanches, escritora de vários livros, inclusive do livro: “Saberes e afeto do ser professor”, que todos os professores da rede municipal receberam de presente no primeiro semestre letivo, da Secretaria Municipal de Educação.

A professora Emília Cipriano Sanches diz que a educação humanizadora é a educação das perguntas, e que a escola não tem o papel de preparar para a vida, ela é a própria vida. O individuo precisa ser humano, e para que isso aconteça há três bases que sustentam esses valores, o conhecimento, os princípios e a formação do ser. Desta forma o professor como ator principal do processo educacional, precisa Reconstruir suas práticas, Ressignificar cada ação, Reencantar-se, dando encantamento a tudo, Revitalizar ampliando seu repertório e Revigorar seus pensamentos e ações, para que o trabalho seja realizado com leveza, serenidade e profundidade, estando inteiro no seu papel de educar.

Ressaltamos a participação do jovem Carlos Wilson que abrilhantou o encontro com a música: “Nas asas do Senhor”. Na oportunidade a Professora Roberta Flávia Barbosa Guimarães foi presenteada com uma placa de reconhecimento, das mãos do prefeito municipal, pelo Projeto apresentado no concurso Professor Destaque 2022, organizado pelo Sistema Etapa Público. A Secretaria Municipal de Educação agradeceu a Professora Roberta pelo belíssimo trabalho realizado na Educação Infantil e por representar o município de Perdizes no evento ENAGE, promovido pelo Sistema Etapa Público, que acontecerá em setembro, na Costa do Sauípe, na Bahia.

O encontro foi encerrado reafirmando o que preconiza a Professora Emília Cipriano Sanches: “Se nós, educadores, não tivermos consciência, da relevância da nossa atividade e não validarmos os nossos saberes, a sociedade dificilmente nos conferirá o valor que merecemos.”
11/08/2022 -