Biografia do Dr. João Afonso Sobrinho
Biografia do segundo Prefeito da nossa cidade e uma pequena história de como surgiu o Município de Perdizes.

No ano de 1920 Francisco Pereira Xavier doou uma parte de suas terras e ajudou a construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. Ao redor dessa capela começou a crescer um pequeno núcleo populacional que no começo era conhecido como Nossa Senhora da conceição.

O povoado passou a distrito em 03 de janeiro de 1980 integrando o município à Araxá, tendo como nome Conceição do Araxá. Em 17 de dezembro de 1938 foi elevado o distrito à categoria de município com nome de Perdizes.

Em 01 de janeiro de 1939, tomou posse o primeiro Prefeito Ricardo Fonseca.

Em 1941 tomou posse o segundo prefeito de Perdizes Dr. João Afonso Sobrinho.

Rever sua trajetória, valorizar seu trabalho, saber de onde veio, quais foram os passos dados e os caminhos trilhados é trazer o passado para o presente.

Natural de Sacramento, Minas Gerais, casou-se em 1911 com a senhora Eunice Barbosa.

Depois do falecimento do Prefeito Ricardo Fonseca, o 2º prefeito nomeado foi o Dr. João Afonso Sobrinho, nomeado pelo governador Benedito Valadares de 1941 a 1946.

Veio transferido de Santa Juliana, continuou as obras de Ricardo Fonseca e o objetivo era organizar o município que tinha inúmeras necessidades e pouca verba.

- Organizou os órgãos receptores e taxas de impostos, procurou organizar a educação no município como também a saúde, a urbanização da sede e que ainda continuava sem rede de esgotos.

Afastou-se do cargo para poder concorrer a primeira eleição para prefeito em 1946. Nesse período de afastamento foram nomeados para substituí-lo várias pessoas:

O engenheiro civil Alberto Fernandes Torres, que ficou no cargo por 23 dias; depois Teodorico Nunes de Oliveira, por 32 dias e, por último Terêncio Pereira Vale, no período de 10-04-47 a 08-11-47, totalizando 212 dias.

Atividades profissionais o Dr. Joao Afonso Sobrinho, foi um médico de renome estadual, sendo médico em Santa Juliana, Uberaba e Perdizes. Seu talento e conhecimento na medicina, deixou saudade em Perdizes, que até hoje é sentido por familiares que tiveram seus cuidados médicos naquela época.
02/03/2023 - Secretaria de Governo e Planejamento