Saúde Visual em Ação
A Secretaria Municipal de Saúde de Perdizes em parceria com a Associação Caminhos da Visão proporcionaram atendimentos oftalmológicos para toda a população. Foram capacitadas as 36 Agentes Comunitárias de Saúde e as 06 Enfermeiras responsáveis das Unidades Básicas de Saúde para poderem repassar as informações adequadas. As triagens foram feitas entre os dias 27/02 a 03/03 e nos dias 09/03 e 10/03 sendo feitas as devidas orientações, conscientização sobre a Saúde Visual e agendamentos das consultas oftalmológicas que aconteceram nos dias 01/03 a 14/03 e no dia 18/03, sendo beneficiadas as comunidades rurais e urbanas do município.

O público alvo foram crianças até 02 anos, que não realizaram teste do olhinho e, todas as pessoas acima de 07 anos de idade.

Os exames oftalmológicos realizados foram: o teste do olhinho, avaliação da acuidade visual, refração computadorizada, exame de movimentos oculares, exames de parte anterior dos olhos, biomicroscopia, tonometria, paquimetria, mapeamento de retina, retinografia e ceratocometria.

O trabalho realizado pelas Equipes da Atenção Básica foi de grande importância para com a atenção e cuidado ao divulgar a ação, e em auxiliar a equipe da Associação Caminhos da Visão, agendando 2.187 pessoas, dentre essas 1.888 pessoas compareceram às consultas oftalmológicas. A Secretaria Municipal de Saúde possuía uma demanda reprimida de pacientes para consulta oftalmológica de mais de 190 guias de encaminhamento para oftalmologista, oferecendo oportunidade a todos nesta parceria.

Agradecemos a parceria com a Associação Caminhos da Visão e á comunidade por acreditar no trabalho da Secretaria Municipal de Saúde pois, temos a missão de cuidar da nossa população a fim de promovermos uma melhor qualidade de vida.
24/03/2023 - Secretaria de Saúde