Homenagem a Cassiano Flausino Dias
No dia 28 de julho próximo passado, o Prefeito Roberto Bergamasco, o Secretário de Planejamento e Governo Antônio José Machado e a Vice-Prefeita Lucimar de Fátima de Almeida, homenagearam o Sr. Cassiano Flausino Dias. Na oportunidade estiveram presentes vários Secretários, vereadores, servidores e familiares.

A Vice-Prefeita Leu a história do Sr. Cassiano. Logo em seguida o Prefeito Roberto Bergamasco fez seu pronunciamento, agradecendo a todos familiares presentes, e também parabenizando a família por serem descendentes de um homem que construiu sua história com muito trabalho e dignidade, deixando um grande legado para nossa cidade.

Sabemos que esta simples homenagem eternizará tanto a memória do senhor Cassiano Flausino e de seus familiares, e também através das redes sociais.

Os familiares demostraram grande gratidão por tão merecida homenagem.

Segue abaixo um pequeno relato da vida do Sr. Cassiano Flausino Dias

Biografia do Sr. Cassiano Flausino Dias

Cassiano Flausino Dias, nasceu em Perdizes na Fazenda Boa Vista São Francisco do Borja em 13 de agosto de 1900. Era filho dos Portugueses Izaías Flausino Dias e Ana Zeferina Dias. Teve cinco irmãos.

Casado com Maria Emídia Batista, formou uma família numerosa de onze filhos homens e três mulheres. Cassiano Flausino foi uma pessoa muito simples e com uma visão de negócio muito grande. Herdou do seus pais 40 hectares de terras, e com muito trabalho foi adquirindo mais terras, e também arrendava, as terras eram bem produtivas, tinha de tudo um pouco, plantação, criação de gado, olaria, engenho de rapadura.

O engenho deixou algumas marcas, mais ou menos quando ele tinha o quinto filho, o Sr. Cassiano sofreu um acidente grave no engenho, vindo a perder sua mão e seu antebraço, mas mesmo assim ele não desistiu, continuou trabalhando com mesmo empenho, ninguém dava conta de trabalhar como ele, pois mesmo sem o apoio de sua mão, ele continuava rápido em suas atividades. Sendo assim um grande produtor de rapadura em nossa região. Foi um trabalhador insubstituível, pois com apenas um braço, ninguém conseguiu superá-lo, quer na enxada, na foice, e até no machado, nem o famoso trabalhador João Hilarindo, nunca conseguiu alcançá-lo.

Com muito trabalho conseguiu mais de mil alqueires de terras. O que lhe permitiu deixar uma fazenda grande para cada um dos seus quatorze filhos. Era um espirita muito caridoso, criou o Centro espirita apoiando as pessoas carentes do município, inclusive era de seu costume matar de duas a três vacas e distribuir para a população de baixa renda; até comprou um caminhão 3/4, e nele transportava pacientes para centros médicos da região.

Para todo problema Cassiano tinha uma solução, não via dificuldade.

Cassiano deixou um grande legado de perseverança, aceitação e amor ao próximo. Com certeza sua história sempre será celebrada por toda sua família.
28/07/2023 - Secretaria de Governo e Planejamento